quinta-feira, 7 de junho de 2012

PARA ONDE ESTÁS CONDUZINDO A TUA VIDA?

Texto. Is.57:10 “Na tua comprida viagem te cansaste; porém não disseste: Não há esperança; achaste novo vigor na tua mão; por isso não adoeceste.”.

Intr. Toda criatura que nasce, já nascer para passar em tribulação(no que diz respeito á dificuldades; nada haver com a grande tribulação). O pecado limitou o tempo da duração da vida. Jesus não escondeu esta verdade quando disse: “...no mundo tereis aflição...”. O capitulo 57 é uma poema pós-exílio, uma condição de conduta assistida por Deus e profetizado por Isaias, este é o tipo de poema que se acharia dificuldade em fazer uma melodia, por ser tratar de uma conduta lamentável, pois, em vez de riso, o negócio é choro, assim como o Sl.137, Dt.32, Ex.37, porém Deus que é longânimo dá um chance de mudança.

1. DEUS CONHECE A NOSSA VIAGEM
“Na tua comprida viagem...”.
1.1 Nossos caminhos são assistido pelo Senhor: Nossa maneira no Caminho mostrará se Deus está se agradando de nós ou não, a intenção de Deus é que nós pensemos como Ele pensa acerca de qualquer assunto da vida. (Is.55:8-9; Pv.5:21; Sl.95:10)
1.2 Nossa vida passa rápido: Antes uns viviam muito como Matusalém 969 (Gn.5:27), hoje o retrato é bem diferente Sl.90:10 “...”. Peçamos a Deus que nos ajude em cada dia.
1.3 Nossa vida é comparada: Com alguns símbolos as escrituras informam como é comparada a nossa vida:
 Ao sono (Sl.90:5)
 Conto ligeiro(Sl.90:9)
 Uma sombra(Ecl.6:12)
 Uma erva(Jó.14:2)
 Um vapor(Tg.4:14)

2. DEUS SABE CADA CANSAÇO DA TUA VIAGEM
“... te cansaste...”
Pessoas como Matusalém viveu 969 (Gn.5:27), hoje o retrato é bem diferente(Sl.90:10). Peçamos a Deus que nos ajude em cada dia.(Sl.90:12)
2.1 Nos cansamos por algumas razões:
 Porque somos mortais
 Por causa da idade.Ex.17:17
 Por causa do pecado. Sl.6:6
 Por causa das inúmeras enfermidades.
 Pelo sobrecarregar de trabalho
 Pelas muitas preocupações.
 Em alguns casos até de clamar. Sl.69:3

3. DEUS RENOVA A TUA ESPERANÇA AGORA
“...porém não disseste: Não há esperança...”

Deus que é longânimo e conhecedor dos corações, não vê em seu povo ao menos um sentimento de querer ser renovado por isso Isaias profetiza:“..porém não disseste...”. Deve partir de cada pessoa o desejo de voltar-se à Deus (Is.55:6;Tg.4:8). O CANSAÇO CHEGOU? A ESPERANÇA É A TUA SOLUÇÃO!
3.1 Nunca perca a sua esperança: Para cada novo dia Deus tem uma benção para você, em Lm.5:21 está escrito “Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Nesta altura da viagem quer para? Desistir? Deus não desiste de você! Rute era uma mulher que acreditava no milagre de Deus, haja visto que Orfa perdeu a esperança e voltou para os campos de Moabe, porém Rute ficou com sua sogra Noemi, e Deus proveu um homem de nome Boaz para a sua felicidade. Para qualquer situação adversa Deus tem uma solução.
3.2 Trazendo à memória o elemento da tua renovação: a esperança: Somos salvos para esperar Jesus; somos salvos em esperança(Rm8:24). Dentre as três coisas maiores que se deve permanecer; a esperança é o que dá equilíbrio na fé e no amor(ICo.13:13). Em Lm.3:21 “Bom é ter esperança...” e esta boa esperança de se ter é a:

* Esperança viva. IPe.1:3”...nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”
* Esperança gloriosa. Cl.1:27 “... Cristo em vós, esperança da glória.”
* Esperança feliz. Tt.2:13”... Aguardando a bem-aventurada esperança...”
* Esperança alegre. Rm.12:12” Alegrai-vos na esperança....”
* Esperança proposta. Hb.6:18”... pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta.”
* Esperança consoladora. ITs.4:17-18 “... seremos arrebatados...a encontrar o Senhor nos ares.. consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”
CONCLUSÃO: Deus se preocupa como estás se conduzindo em tua viagem. Se quiseres aliviar-te de algumas bagagens; ainda há esperança para o teu futuro.

Nenhum comentário: