sábado, 31 de maio de 2014

Pastor Gilmar Lima responde,Devo continuar contribuindo na igreja mesmo com minha família passando necessidades?


Cara irmã, situações como a sua acontecem com muitas pessoas. Às vezes acontecem por algum descontrole na parte financeira e outras por um desemprego repentino ou outro fator alheio a nossa vontade. O que me deixa triste é que pessoas que deveriam te ajudar nesse momento tão difícil te colocam mais peso ainda sobre os ombros. Mas vamos lá, vamos ver o que Deus na Bíblia Sagrada tem a dizer sobre o seu caso.
Você está correta em fazer as suas contribuições na obra de Deus. A Bíblia diz que Deus ama a quem dá com alegria (2 Co 9.7). É claro que só pode contribuir (financeiramente falando) aquele que tem condições de oferecer algo. De acordo com seu relato você fez isso de todo o coração enquanto tinha condições. Essa atitude é louvável, pois mostra que você é uma pessoa que não é avarenta.
Porém, a partir do momento em que você teve de enfrentar uma situação de provação na área financeira, que mexeu com sua família, seu foco teve de mudar e acertadamente você focou no sustento de sua família e não na contribuição à igreja. Quanto a isso, veja o que a Bíblia claramente orienta:
“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (1Tm 5. 8)
A família tem prioridade sobre a igreja. Isso significa que se você deixar sua família passar necessidade para contribuir com a igreja estará agindo errado. Meu conselho é que você resolva todas essas questões, pague suas dívidas contraídas por causa do desemprego e apenas quando estiver novamente com suas finanças acertadas volte a contribuir para a obra de Deus.
Fazendo assim não estará cometendo nenhum pecado diante de Deus, pelo contrário, estará dando um bom testemunho cuidando de sua família e honrando os seus credores e, ainda, passando pelas provações de uma forma digna e abençoada, mantendo, é claro, sua fé no Senhor Jesus que te ajudará a sair dessa.
Sobre a orientação desse seu amigo, é uma lastima. Na realidade, penso que a igreja deveria inclusive te ajudar e orientar nesse seu momento difícil onde você de uma hora pra outra perdeu sua renda e ainda ficou doente.

Nenhum comentário: