terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Feitiçaria - A Busca da Luz Nas Trevas






Introdução:

A idolatria e a feitiçaria estão quase sempre aliadas. Pharmakeia, de onde provém a nossa palavra farmácia, é traduzida por "feitiçaria" (Gálatas 5:20; Apocalipse 9:21; 18:23). Principalmente significava o uso da medicina, das drogas, dos encantos; depois o envenenamento e posteriormente, então, a feitiçaria.

Várias palavras diferentes são traduzidas por "feitiçaria" no Antigo Testamento (1 Samuel 15:23; 2 Crônicas 33:6; 2 Reis 9:22; Miquéias 5:12 e Naum 3:4). Talvez o melhor equivalente bíblico da palavra "ocultismo" seja a palavra adivinhação. "Adivinhação é a tentativa de decifrar a vontade dos deuses com o uso de técnicas de magia. Os pagãos criam que podiam usar a habilidade e o engenho humano para adquirir conhecimento dos deuses sobre certas situações" (Packer, Tenney e White, The Bible Almanac, p. 114-115).

1- Deus se levanta contra os adivinhos e os feiticeiros e os classifica. Dt 18: 9 a 14.
A) Adivinhador: Pessoa que supostamente prevê o futuro.
B) Prognosticador: Pessoa que supostamente prevê o que vai acontecer.
C) Agoureiro: Pessoa que prediz desgraça.
D) Encantador: Pessoa que seduz através do encantamento.
E) Feitiçeiro: Aquele que pratica feitiços, magia e bruxaria.
F) Necromante: Aquele que adivinha pela evocação de pessoas mortas.
G) Magico: Aquele que produz efeito extraordinário, que não tem explicação natural. Na Bìblia encontramos em Actos 8 um certo homem chamado Simão, que exercia magia.

Hoje em dia também encontramos esse mesmo grupo de pessoas que usam outros nomes: Tarólogo, Vidente, Pai de Santo, Cartomante, Guia Espiritual etc. Todos eles são mensageiros do inferno.

“Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor, teu Deus, os lança de diante de ti.  Dt 18:12

Adivinhação
É a categoria ocultista com maior número de ramificações. Algumas das práticas de “predições futurísticas” através da interpretação de sinais são: necromancia, enomancia, ornitomancia, ovomancia, acrimancia, astrologia, pêndulos, mandala, hidroscopia, carta, búzios, tarô, runas, numerologia, bolas de cristal e centenas de outros tipos, conforme a cultura.

2- No Antigo Testamento eram exterminados.
“A feiticeira não deixará viver”. Êxodo 22:18. Ou “O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.” Levítico 20:27

3- Os que consultam os feiticeiros são contaminados.
“Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus.” Levítico 19:30

4- Os que consultam os feiticeiros são eliminados e o seu fim será trágico.
“Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo”. Levítico 20:06.

Um exemplo clássico na Bíblia, é o caso do Rei Saul, aos poucos foi afastando-se de Deus, e numa determinada altura, Deus não falava com ele. Diante do cerco dos filisteus consultou a necromante de En-dor, e as conseguências foram tragicas não somente para ele, mas também para a sua família, exército e Nação.

Os passos da queda:
A) Deus silencia e não fala a Saul. 1 Samuel 28:7
“Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.”

B) Os filhos são mortos. 1 Samuel 31:2
“Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul”.

C) O rei Saul comete suicidio e seu escudeiro faz o mesmo. 1 Samuel 31:5
…Saul tomou da espada e se lançou sobre ela, vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele.
                                                                 
D) Seu exército foi dizimado naquele dia. 1 Samuel 31:5
…e também todos os seus homens foram mortos naquele dia com ele.

E) A rebelião de Saul é como o pecado de feitiçaria. 1 Samuel 15:23
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria e a obstinação é como a iniquidade da adivinhação e o culto a ídolos do lar. Visto que rejeitasse a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

Conclusão: Quando as pessoas se afastam de Deus e da sua revelação, isso não significa que elas não crêem em nada; elas crêem em tudo.

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29:29)

Nenhum comentário: