segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uma Paixão por Cristo

O que a palavra "paixão" significa para você como um cristão? Eu acho que a paixão em seu nível mais verdadeiro e mais profundo não pode ser definido por qualquer dicionário. Deixe-me mostrar-lhe a partir das Escrituras o que eu acredito que significa ter uma paixão por Cristo.
Enquanto eu lia a Bíblia, vejo a paixão por Jesus como uma obediência cada vez maior à sua Palavra. A maioria de nós pensa na obediência como o cumprimento, pessoal e individual aos mandamentos de Deus. No entanto, a obediência à sua Palavra tem implicações muito além disso. Não é meramente uma perseguição pessoal, mas um desejo ardente por causa do corpo do Senhor.
Sob a Velha Aliança, a paixão por Deus foi principalmente uma busca individual. Em todas as épocas escuras e más, uma pessoa levantou-se com um desejo ardente de obedecer a Palavra do Senhor e cumprir seu trabalho. Deus levantou Abraão durante esse tempo. Abraão seguiu o Senhor diante de nações hostis, e sua fé fervorosa fez dele o pai das nações.
Penso também em Noé. Quando o Senhor não podia mais suportar a maldade do homem e da violência, Noé obedeceu a Palavra de Deus com fervor inabalável. Ele ficou com as coisas de Deus em uma era devassa, ousadamente pregando a justiça. O mesmo aconteceu com Enoque, que andou com o Senhor todos os seus dias. Em outros tempos sombrios houve um Isaque ou um Jacó.
Mais tarde, quando a verdade tinha caído em Israel, Samuel seguiu o Senhor fervorosamente. Houve também Davi, cuja paixão por Deus mostrou em sua reverência para com os mandamentos. Em cada geração apóstata havia profetas piedosos que seguiram Deus fervorosamente e que falaram da Sua Palavra. Eu penso sobre Isaías, Jeremias, Ezequiel e todos os profetas menores.
No entanto, ao longo dos séculos a paixão por Deus permaneceu em sua maioria uma busca individual. Por quê? Ainda não havia um corpo de crentes com uma Cabeça dominante em glória. Cristo não tinha vindo. Ele ainda não "colocou os membros cada um deles no corpo, como lhe aprouve" (1 Coríntios 12:18). Isso aconteceu apenas após a morte e ressurreição de Jesus. Paulo declara: "Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular" (12:27).
Sob a Nova Aliança, Deus está procurando mais do que uma busca individual de Cristo. Não é suficiente para nós nos afastarmos de um sistema apóstata religioso, declarando: "Eu vou ter uma paixão por ele como ninguém." Eu sei que muitos cristãos e ministros que compartilham tais ambições piedosas. Todo verdadeiro amante de Jesus quer manter um amor em brasa para ele.
No entanto, nossa busca por Cristo não pode ser só para nossa edificação. Deus não está interessado em ter apenas um homem cheio de Cristo, ou somente uma mulher governada pelo Espírito, ou um pastor totalmente entregue em uma igreja comprometida. Isto não está de acordo com sua Palavra.
Paulo proíbe-nos mesmo de insinuar: "Eu não sou do corpo" (1 Coríntios 12:15). Ele afirma: "O olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti: nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós" (12:21). Paulo está dizendo, em essência, "Tudo que você faz - bem ou mal, sofrimento ou abençoado - afeta todo o corpo. Seu pecado não é mais apenas uma questão pessoal. Como você vive e o que você busca importa agora para cada membro."
Não podemos separar a nossa paixão individual de Cristo a partir de uma carga genuína e paixão por todo o corpo
Você pode orar e agonizar sobre seus pecados e falhas, clamando: "Senhor, retire o meu responsabilidade. Livra-me de esses hábitos." Mas você também ora e agoniza sobre o pecado e responsabilidade na igreja de Deus?
Nossas vidas são abençoadas como resultado de nossa paixão individual; com tal zelo vem a paz de Deus, descanso e favor. Mas você está satisfeito em ser uma ilha de alegria? Você está feliz apenas por seguir Jesus, enquanto todos à sua volta do corpo de Cristo estão sofrendo?
O grito no fundo da sua alma para uma caminhada mais santa não veio a partir de qualquer coisa sagrada em você. O Senhor colocou essa fome em você. Seu Espírito desperta e você despertou seu coração. E Ele fez isso para esta finalidade: "Para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Efésios 4:12). O Espírito de Deus nos coloca em chamas para provocar os outros! Nossa paixão é para inflamar os que nos rodeiam.
A verdadeira paixão para o Senhor começa com uma coisa: obediência. João resume o assunto com muita clareza: "Este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos" (1 João 5:3). É impossível ter paixão por Jesus sem uma obediência correspondente às suas ordens. Podemos gerar todos os tipos de emoções na tentativa de viver um amor ardente por Cristo. Mas não podemos realmente ter paixão por ele, se não obedecer à sua Palavra revelada.
Como eu buscava o Senhor sobre essa questão de aumentar a nossa paixão por Cristo, o Espírito dirigiu-me a duas áreas.
1. Precisamos olhar para o ensinamento de Cristo sobre a humildade.
"Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado" (Mateus 23:12). Jesus dirigiu esta declaração para as massas, especialmente para seus próprios discípulos. Sua mensagem é clara: A pessoa auto-exaltada é incapaz da verdadeira paixão por ele.
Jesus explica primeiro o crente auto-exaltado e repreende-o: "Os escribas e os fariseus... (fazem) todas as obras a fim de serem vistos pelos homens: eles... gostam do primeiro lugar nos banquetes, das primeiras cadeiras nas sinagogas e das saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi... Aquele que é maior entre vós será vosso servo e todo aquele que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado." (23:01, 5-7, 11-12).
Jesus diz que a pessoa auto-exaltada é desonesta, dizendo que ele se senta "na cadeira de Moisés" - o que significa que ele tem autoridade na Palavra de Deus. Essa pessoa sabe o que as Escrituras dizem sobre uma caminhada, pura, santa e é preciso interpretar essa Palavra para as massas. Mas sua própria vida não está à altura do que ele ensina. Jesus diz de tais pessoas: "Não façais conforme as suas obras, porque dizem e não fazem" (23:3). Em outras palavras: "Não sigam o seu exemplo Eles estão vivendo uma mentira.".
Tais homens praticam o pior tipo de auto-exaltação, colocando-se acima da lei. Eles não hesitam em estabelecer fardos dolorosos de sacrifício no povo de Deus. Mas, pessoalmente, eles não levantam um dedo a obedecer às mesmas leis.
Se formos honestos diante de Deus, teríamos de admitir pecados relacionados. Às vezes até o mais diligente entre nós não pratica o que prega. Como Jesus salienta, "Você diz, mas você não faz."
Paulo pergunta: "Tu, pois, que ensinas a outrem, não ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?" (Romanos 2:21). Ele está dizendo, em suma, "Você faz bem para pregar contra esses pecados. Mas você não está lidando com eles em seu próprio coração."
O Espírito Santo não vai me deixar encobrir estas palavras de Cristo. Ele está me dizendo: "David, você realmente quer uma paixão por Jesus? Então deixe-me ir lá no fundo em seu coração. Eu preciso mostrar-lhe a sua desonestidade em todas as áreas que você precisa para lidar com elas. Eu quero que você meça a sua vida e seu ministério por esta Palavra."
Aqui está a chave para todos nós: Você está disposto a abrir seu coração para sua Palavra? Você vai se arrepender e voltar de toda a desonestidade e hipocrisia? Você vai pedir ao Espírito para condená-lo de qualquer auto-exaltação?
Jesus diz que o homem auto-exaltado também adora o reconhecimento e honra.
"Todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens... e amam o primeiro lugar nos banquetes e dos assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças, e de serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi" (Mateus 23: 5-7). Jesus está falando de líderes religiosos aqui. Ele está nos dizendo: "Estes homens adoram os holofotes. Eles querem os lugares de destaque em reuniões públicas. E eles gostam de ser reconhecido nas ruas."
Eu não posso condenar qualquer pastor ou evangelista pela auto-exaltação, porque eu posso ser tão culpado quanto o próximo pregador. Quando alguém perguntou a minha esposa quantos livros eu havia escrito, ela respondeu: "Eu acho que é cerca de doze." Eu rapidamente pulei, dizendo: "Não, na verdade, são trinta." Quando alguém perguntou quantas pessoas frequentam a igreja de Times Square, Gwen respondeu: "Eu não tenho certeza, mas centenas vêm para os cultos." Salientei: "Não, querida, é na casa dos milhares."
Jesus nos adverte: "Não queirais ser chamados Rabi [importante], porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos" (Mateus 23:8). Cristo está nos mostrando mais uma vez que a nossa auto-exaltação não é apenas um pecado pessoal, individual. Ele está apontando, "Vocês são todos irmãos e irmãs. E você é apenas um de muitos, então não se ache importante. Vocês são todos membros do meu corpo e eu sou o Cabeça."
Jesus continua a dizer: "Aquele que se humilhar será exaltado" (Mateus 23:12). É importante não confundir o significado de Jesus aqui. Humildade não é meramente o oposto da auto-exaltação. É mais do que praticar o que pregamos ou sentar no menor lugar da casa ou fazer boas obras em segredo. Claro, estas são todas coisas boas e aceitáveis aos olhos de Deus, mas nenhuma deles nos faz humildes.
Primeiro, a mais segura evidência de que alguém não é humilde é o que ele pensa que é. Então, não acho que você está sendo humilde através de sua mansidão, calma, auto-humilhação ou a auto-negação. Você não vai se colocar em humildade, por ignorar elogio ou se colocando para baixo. A verdadeira humildade é uma coisa só: a dependência total no Senhor.
2. O Ensinamento de Cristo sobre as somas de confiança no assunto de estar apaixonado por Ele.
Aqui está a perspectiva de Deus sobre como podemos crescer em nossa paixão por Cristo: Nós vemos a nossa necessidade de humildade. E a humildade é, em sua essência, a dependência total no Senhor. A palavra "dependência" significa "confiança para todas as coisas, em todas as coisas."
Somente a confiança total e completa faz uma pessoa humilde. Isso significa não ter agenda, nenhuma vontade própria e perdendo todos os direitos. Significa, também, saber quem tem o poder de todas as coisas e voltando-se para Ele com fé para o seu fornecimento. A genuína fé não se detém, dizendo: "Eu sou fraco." Ele também declara: "Ele é forte." Tal dependente confiança requer humildade.
Pedro escreve: "Humilhai-vos, portanto sob a poderosa mão de Deus, que ele vos exalte no tempo devido" (1 Pedro 5:6). Como é que nós nos humilhamos perante poderosa mão de Deus? Pedro nos diz no versículo seguinte: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (5:7). O apóstolo deixa claro: "Humilhe-se, lançando as suas preocupações sobre o Senhor. A humildade exige confiança. Para ser humilde você tem que confiar na bondade de Deus para você.".
O próprio Jesus deu o exemplo. "Cristo Jesus... a si mesmo se esvaziou, assumindo para si a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou a si mesmo" (Filipenses 2:7-8). Como Jesus se humilhou? "[Ele] sendo obediente até à morte e morte de cruz" (2:8).
Jesus é nosso exemplo de um homem humilde. O Senhor, que criou todas as coisas e para quem todas as coisas foram feitas era totalmente dependente de seu Pai. Vemos a paixão de Cristo para o Pai, não apenas em suas longas noites de oração ou os milagres que realizava, mas na sua total dependência. Jesus afirmou de novo e de novo:
"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo, e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou" (João 5:30). "Não faço nada de mim mesmo, mas como meu Pai me ensinou, eu falo essas coisas. E aquele que me enviou está comigo: o Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada." (8: 28-29).
Aqui está o ponto da minha mensagem inteira: Sim, Jesus tinha um amor apaixonado pelo Pai. E ele provou a sua paixão pela sua dependência em obediencia ao Pai. Tudo que Jesus fez e sacrificou não foi para si mesmo em tudo. A morte e ressurreição de Jesus tinha tudo a ver com a formação de seu corpo de crentes. Sua vitória foi totalmente para nós: para você, para mim, para todos ao longo dos séculos a quem iria acreditar.
Mesmo um muçulmano poderia dizer, "Jesus manteve a lei de Deus. Ele foi para o deserto e venceu a tentação. Ele ganhou uma grande vitória pessoal sobre Satanás. E fez boas obras. Ele amava as crianças e ajudou as viúvas e os pobres. Ele também curou os doentes e ressuscitou os mortos. E ele próprio foi ressuscitado dentre os mortos e foi para o céu. Sim, Jesus deixou-nos um bom exemplo a seguir. Ele alcançou uma grande vitória, digna do paraíso.”
Mas o significado da vitória de Jesus não pára por aí. A vitória de nosso Senhor sobre Satanás desde a nossa vitória sobre o pecado. A pena que ele pagou foi para a nossa dívida, não a sua própria. Sua morte foi a nossa morte e sua ressurreição era nossa também. Ele realizou todas essas coisas para devolver-nos ao Pai. Seu propósito era o tempo todo para construir um corpo para si e para definir todos os membros no lugar que ele achar melhor.
Paulo nos diz: "Assim como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos" (Romanos 5:19). Eu acredito que há um princípio por trás da declaração de Paulo que vale para nós também. Afinal, se uma amargura cristã pode "contaminar muitos" (ver Hebreus 12:15), quanto mais a dependência de uma pessoa em Deus abençoe e santifique muitos?
Talvez como você leu esta mensagem tenha estado silenciosamente orando: "Senhor, por favor renove a minha paixão por Cristo." Se assim for, você precisa estar preparado para deixar o Espírito de Deus buscar o seu coração. Ele quer revelar a você qualquer área de desobediência à sua Palavra. E você deve estar disposto a ser governado e humilhado em obediência. Além disso, você tem que abandonar todas as suas próprias idéias a respeito da humildade. Finalmente, você tem que desenvolver uma paixão de obedecer a sua Palavra. Até seus mandamentos são o seu deleite, senão será impossível para você agradá-lo.
Se você quiser perseguir Jesus com paixão, sua vida vai se tornar um laboratório para todo o corpo de Cristo. Deus permitirá que você suporte coisas que não têm nada a ver com sua própria vida, mas que são lições para sua igreja. Agora, você pode se perguntar por que você está enfrentando certas provações que simplesmente não fazem sentido. Pode ser que o Senhor está usando seu exemplo para ministrar ao corpo maior. Ele está constantemente trabalhando em você, conforme a imagem de seu Filho. E esse trabalho divino em você pretende desencadear outros à obediência.
Meu querido, exorto-vos, faça esta oração: "Senhor, dá-me uma paixão por tua Palavra. E me faça obediente a sua vontade. Quero que outros vejam o seu trabalho em mim. Faça da minha vida um imã, para atrair muitos. para você. "

Nenhum comentário: