segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pastor Gilmar souta o verbo

- Romanos 14:17                (O Reino de Deus)
- Em que contexto estamos nós? Que povo é esse que pertence à denominação A, B ou C? Que carrega Bíblia para ir à igreja? Será que somos uns alienados que não tínhamos nada para fazer? Será que esse povo não tinha uma expectativa de vida e resolveu seguir uma religião? Quem somos nós? Que reino nós pertencemos?

1º) Para um reino ser um reino, ele precisa de um rei. Reino sem rei, não é reino.
- Salmos 103:19
- O nosso Reino tem um Deus Pai acima de tudo e de todos

2º) Todo reino para ser reino, tem que ter um príncipe, porque reino que não tem príncipe está fadado a não ter sucessão no trono.
- Isaias 9:6

3º) Todo reino para ser reino, tem que ter povo.
- I Pedro 2:9-10
- Quem é o povo? A Igreja.

4º) Todo reino para ser reino, tem que ter porta-voz. Reino que não tem porta-voz, o povo fica sem direção e reino que não tem porta-voz para o povo, o rei não sabe o que o povo está sentindo.
- Até no império romano, os senadores eram os porta-vozes do povo. Na nossa estrutura política, os vereadores são os porta-vozes da cidade, os deputados estaduais são porta-vozes do povo do estado e assim por diante.
- No nosso Reino, o Porta-voz do Rei e o Porta-voz do povo é o mesmo.
- Porta-voz do Rei: João 16:13
- A Igreja não é dirigida pela intelectualidade dos pastores, a Igreja não é dirigida pelo anel de doutor dos pastores, a tua vida não é dirigida por aquilo que você acha. O Espírito Santo traz do trono de Deus e revela à Igreja aquilo que Deus quer.
- Enganado é o povo, enganado é o obreiro que pensa que tem o domínio da direção.
- O Espírito Santo tem duplo cargo: Ele é porta-voz do Rei e é porta-voz dos súditos.
- Romanos 8:26
- Para você ser reconhecido pelo Presidente da República, você tem que ser da alta esfera para que ele saiba quem você é. De 180 milhões, o Presidente conhece uma “meia dúzia” e atende “meia dúzia”. Agora olha que Reino espetacular: cada membro do Reino de Deus, Ele sabe o teu nome, e a tua necessidade.

5º) Todo reino para ser reino, possui leis, princípios. Porque senão vira anarquia, bagunça, casa que não tem dono, o soberano é obrigado a intervir no processo toda hora.
- As leis existem para dar rumo à sociedade e ao grupo.
- Constituição do Reino: Palavra de Deus.
- Quatro leis a serem destacadas:
1- Mateus 7:12
- Você quer misericórdia: seja misericordioso; você quer bondade: seja bondoso; você quer amor: ame; você quer perdão: perdoe.
- Uma vez um irmão disse o seguinte: “uma vez fiquei em casa doente e ninguém me visitou” – engraçado que ele viveu anos com saúde e quem é que ele visitou?
- De vez em quando tem uns crentes com umas “queixinhas”, ele quer que o pastor e a Igreja façam aquilo que ele não faz.
- É lei do Reino: você quer que alguém te ajude: ajude outros; você quer que alguém estenda a mão pra você na hora da dificuldade: estenda a mão pra outros que estão em dificuldade.
2- Mateus 22:37, 39
- Certa vez ao perguntar para o diretor do serviço social da igreja o que andam trazendo para o serviço social em maior quantidade, a resposta foi a seguinte: sal e fubá. E aí disse na igreja: se você traz da sua casa só sal e fubá é porque você deve comer todo dia isso na sua casa. Amar o próximo como a mim mesmo: eu como arroz de 5ª, então eu dou arroz de 5ª; eu como arroz de 1ª, então eu dou arroz de 1ª.
- A coisa mais escandalosa que se vê na Igreja: o camarada leva uma camisa de seda rasgada atrás, sapato com buraco, ventilador faltando hélice... joga essa porcaria no lixo. O que não presta pra mim, não presta pra ninguém.
- Você pode dar algo usado, mas aquilo que você tá dando que poderia usar tranqüilamente – é algo que é útil.
3- Mateus 7:21-23
- Operação de maravilhas é a pessoa não ter um olho e nascer outro no lugar, é não ter um braço e nascer outro. Imagine isso no meio pentecostal: se alguém profetiza, pode ser safado, mau caráter, pilantra, ludibriador, que não tem problema. Afinal de contas ele profetiza, afinal de contas ele expulsa demônios. Que reino é esse?
- Sabe o que está acontecendo no Reino de Deus? Estamos trocando caráter por talento. Canta bonito, faz o fogo cair, prega e movimenta multidão: pode ter a vida que quiser. Isso não é Reino de Deus não. Estão brincando de Igreja e de Reino.
- “Ah, esse irmão não tem muito fogo...” – qualquer bobagem que ele fizer, mete o pé nele e bota pra fora – Mas, “esse irmão não, olha... quando ele profetiza, é batata, olha, ele é vaso, heim...”
- Reino de Deus não é abstração, não é falácia. Reino de Deus são atos. Você pode rodopiar, pode falar língua estranha. Se você anda passando cheque sem fundo, comprando e não pagando... vai pro inferno. O povo do “fogo”, o povo do “poder”... e a vida dele?
- Jesus usou as coisas que mais atraem no movimento pentecostal: expulsar demônios, profetizar e operar maravilhas. Jesus tava dando uma lambada em nós (Mateus 7:23). O lugar onde Deus mais operou milagres em toda a história da humanidade: deserto do Sinai. Sabe o que aconteceu? Dois milhões de pessoas morreram.
- Sabe qual é o engano de muito crente? Ele pensa que a manifestação do poder de Deus é aprovação de conduta.
- A manifestação do poder de Deus é sinal da sua misericórdia e do seu favor, mas Deus não está aprovando conduta porque Ele está derramando poder.
- Ah povo que está enganado: tem fogo, tem poder? Pode fazer qualquer coisa que Deus está me aprovando – você está enganado!
- Deus mandou comida, roupa não ficou podre, coluna de nuvem de dia, coluna de fogo de noite, água a vontade e disse: “vai morrer essa raça ruim toda”
4- João 14:6
- Não tem papa, não tem padre, não tem Maria, não tem pastor, não tem nada: Só Jesus é que salva o homem!

6º) Todo reino para ser reino tem que ter cultura
- O que é cultura? – Padrões de comportamento, crenças, conhecimentos e valores que distingue um grupo social. Exemplo: a nossa cultura distingue da cultura do africano.
- E a cultura do Reino? A cultura do Reino é uma contra-cultura à cultura do mundo.
- A cultura do mundo diz assim: “o que importa são os meus interesses, cada um que se lixe, cada um que se vire... o que importa é o que eu quero e o que eu preciso” – olha a cultura do Reino:
- I Coríntios 10:24
- Cultura do mundo: “mostra que você é bom, mostra que você é melhor, mostra que você é superior” – Cultura do Reino:
- Filipenses 2:3
- II Coríntios 10:17-18
- Na cultura do reino, você considera o outro melhor do que você.
- Cultura do mundo: “se bater, vai apanhar... não mexe senão devolvo... se pisar no meu calo, piso no teu pé... se me machucar, eu te arrebento...” – cultura do reino:
- Romanos 12:21
- O mal é a manifestação do caráter do diabo, o bem é a manifestação do caráter de Deus.
- Cultura do mundo: “eu amo os que me amam, eu amo os que são os meus amigos, eu amo os que me fazem bem...” – cultura do reino de Deus:
- Mateus 5:44-45
- Marcas fundamentais da cultura do reino:
A) Romanos 12:2
- Eu não vou me conformar com aborto, eu não vou me conformar com prática homossexual, eu não vou me conformar que uma moça e um rapaz que não são casados tenham relações sexuais.
- Eu posso aceitar em certos casos, o divórcio, mas eu não posso aceitar o divórcio como norma na vida dos crentes. Senão daqui a pouco o pastor casa uma pessoa, depois de dois anos nasce uma criança, logo após se separa daquela mulher e casa com outra, tem outro filho, aquela mulher casa com outro e tem outro filho, daqui a pouco chega as crianças: “esse aqui é de quem?”
- Quer fazer da igreja balaio de gato?
- Eu não posso me conformar com a violência, eu não posso me conformar com a corrupção.
- Ah você é pastor? – Exclui o filho da irmã Joaninha, exclui o filho do irmão Joãozinho, mas seu filho safado, picareta e sem vergonha, você passa a mão na cabeça dele.
B) Romanos 14:17
1- Justiça: Retidão / correção
- É vergonhoso a pirataria no meio evangélico
- Dizemos que um político que roubou um milhão de reais, é corrupto, pilantra, safado. E o crente que compra DVD de R$ 5,00, ele diz: “não... eu não sou não...” – se você é capaz de se corromper por cinco reais, imagine por um milhão – quem é mais corrupto? O que se corrompe por cinco ou por um milhão? Fique ciente que é o de cinco – e ainda canta na igreja, fala língua estranha, pula, salteia.
- E não é somente CD e DVD evangélico pirata... é o tênis da Nike, é o perfume Dolce Gabana – preste atenção – se você não pode dar Nike para os seus filhos, dê Conga., Kichute. Os DVD’s de congressos e pregações, você acha que quem compra, é o pecador? – pelo contrário, é o crente.

2-Paz
- Tem pessoas que na igreja falam língua estranha, sapateia, dá glória a Deus, abraça todo mundo... e em casa é um demônio, a casa dele vive em guerra, mas na igreja quer ter paz.
- Tem aqueles crentes que vão para a igreja pra ver o circo pegar fogo: “hoje o pau vai quebrar... irmão Zequinha vai encontrar com irmão Joãozinho e o coro vai comer...” – povo do reino de Deus... se em nenhum lugar da face da Terra tiver paz, a Igreja e a tua casa tem que ter paz.
- O reino que nós estamos é reino de paz, paz entre nós, paz na família, paz na Igreja.

3- Alegria no Espírito Santo
- Sabe o que está acontecendo com os crentes? Estão trocando vida cheia do Espírito Santo por momentos de mover do Espírito Santo.
- Vida cheia do Espírito Santo é vida de alegria.
- O Espírito Santo se move em um culto, um dia que você está orando em casa – um mover do Espírito – aquele movimento do Espírito, é para impulsionar você para ter atitudes pra você ser cheio – mas os crentes não querem isso, só querem momentos felizes na igreja.
- Seja um congresso, uma reunião de jovens ou uma grande concentração de pessoas para ouvirem pregadores, são lugares de movimentos do Espírito pra quando você sair for CHEIO do Espírito Santo na trajetória da sua vida. Pra você ter uma vida de alegria.
- Atos 4:31 – conduta, vida – não é momento.
- Nós estamos acostumados e isso alisa o ego dos pregadores: “eu preguei, aleluia, o fogo caiu... eu preguei dez minutos de fogo... eu preguei e parei de pregar de tanta unção e poder...” – eu gostaria de pregar três horas e não ter um aleluia e um glória a Deus, mas todos aqueles que ouviram durante às três horas, quando saem da porta pra fora dizer: “a minha vida não vai ser a mesma, eu vou mudar!”
- Se alegra, fala língua estranha e quando sai da porta pra fora, continua com as mesmas manias e os mesmos pecados.

7º) Todo reino que se preza, tem deveres e privilégios para os súditos.
- Deveres:
1- Obediência
- Você tem que obedecer. Se você é dono do seu nariz, você não presta para o reino de Deus. “Tem o Senhor mais prazer em sacrifício do que obedecer à Sua palavra?” (I Samuel 15:22)
2- Confiar
- Sabe qual é o fundamento da confiança? O reconhecimento – você só confia em alguém se você reconhece que aquela pessoa tem autoridade para aquilo que você confia.
- Se você reconhece que Deus é o Senhor Soberano do reino, você confia n’Ele.
- Salmos 20:7-8
- Salmos 125:1-2
- Isaías 49:23c – “...os que confiam no Senhor não serão confundidos”

- Privilégios:
1- Proteção
- Salmos 91:1-10
- Salmos 121
- Onde você for tem proteção, onde você for Ele te guarda, não tenha medo de inimigo, não tenha medo de quem te afronta. Você tem proteção, o Rei te protege.
2- Poder
- Lucas 10:19
- Não é poder para mostrar que você tem poder, não é para mostrar que você é superior a outro. É poder para vencer o diabo, a carne, o pecado, o mundo e viver em vitória.

8º)Todo reino para ser reino, o príncipe tem que se casar para que o reino não tenha fim
- Nós pecadores miseráveis, condenados ao inferno... vem Jesus e diz: “eu vou mudar a sua vida, e de plebeu eu vou te dar uma linhagem real.. de plebeu, você vai virar noiva”
- O noivo é o príncipe que é Jesus, a noiva somos nós (Igreja)
- Apocalipse 1:13, 19:12, 14, 16.
- As bodas do Cordeiro é o que está preparado para nós, o casamento do noivo com a noiva.

- Obedeça às leis do reino porque a trombeta a qualquer hora vai soar. Jesus vem!

Nenhum comentário: