domingo, 8 de janeiro de 2012

O Império começa a ruir – Record supera Globo


Sep 6th

Eis que o tão cobiçado objetivo da Record veio a ser alcançado. A emissora venceu sua principal concorrente e fechou em primeiro lugar na média dia deste domingo no Rio.
Além de ser líder, a emissora de Edir Macedo comemorou outro feito inédito, “nunca na história deste país” uma emissora chegou a sequer empatar com a Globo quanto mais superá-la na faixa das 7h às 00h00, segundo o Ibope. Além de comemorar tal feito, a Record fez algo antes inimaginável, derrotar a Globo em pleno Rio de Janeiro.
Uma notícia que se adiantada há alguns anos atrás serviria de chacota contra este que vos escreve. Algo que mais dia ou menos dia viria sim a acontecer.
Entre 7h00 e 00h00 o Ibope apontou no RJ: Record 12,5 / Globo 12,3 / SBT 10,5. Uma vitória com estreita vantagem, mas que tem um saboroso gostinho em se tratando da Record. Além de ter sido superada pela concorrente, a Globo viu o SBT pelo retrovisor. Um segundo lugar com gostinho de terceiro. A luz vermelha pisca sem parar no Jardim Botânico. E agora?
Desde 2005, a emissora carioca vem apresentando consecutivas perdas de público em todas suas faixas. O mesmo que aconteceu com o SBT com a arrancada da Record naquele ano.
Uma parte dessa fuga de audiência deve-se a disseminação de novas mídias como a TV Paga, internet, DVD; que estão cada vez mais disponíveis para a grande massa brasileira. Vale também levar em conta os critérios de medição de audiência feito pelo Ibope, que antes cada 1 ponto representava 50 mil domicílios, e hoje esse mesmo 1 ponto equivale a 60 mil. Mas o que aqui foi citado representa, digamos, 50% do estrago. Os outros 50% atende pelo nome de Rede Record.
Claro que ainda é cedo para se ter uma estimativa de uma disputa mais acirrada pelo primeiro lugar entre Record e Globo. Mas o atual momento já representa, quem sabe, uma tendência futura.
De uns anos pra cá a Globo se acomodou e perdeu aquela ousadia de antes. O jornalismo ficou monótono, as novelas não surpreendem como antes, os apresentadores deixaram de inovar, e a mesmice tomou conta. A Globo tem em suas manhãs e finais de semana seus piores resultados. Ana Maria Braga bem que tenta, mas pelo segundo mês consecutivo fechou em 2º lugar, atrás do “Fala Brasil”. Luciano Huck e Faustão viram seus concorrentes se aproximarem cada vez mais, ao ponto de os ultrapassarem. O Fantástico deixou de ser show da vida faz tempo. Isso tudo somado a equívocos na criação de humorísticos e novelas. A engrenagem que antes parecia potente e envenenada começa a apresentar defeitos.
Cabe a Globo pensar o quanto antes numa estratégia, algo que mude radicalmente o quadro, ou daqui alguns anos o antes inatingível primeiro lugar estará à mercê dos rivais.
Um domingo pra se comemorar na Barra Funda, e a fingir que não existiu no Projac. Definitivamente a luz vermelha está acionada e pisca sem parar.




Nenhum comentário: