sábado, 28 de janeiro de 2012

A INVEJA

O ‘sucesso’ incomoda
A alegria de uns, tristeza de outros...

Tente imaginar alguém observando você o tempo todo. Aonde for, o olhar desse alguém vai atrás. Você se sente incomodado, pois essa pessoa fica lhe observando de cima em baixo. Repara o seu corpo, o seu cabelo, a sua roupa, o seu comportamento, os seus gestos... Então, você toma coragem e vai até essa pessoa e lhe pergunta: “O que foi? Perdeu alguma coisa? Você não pára de me encarar?” Ao que este alguém de forma surpreendente lhe responde. “Não, eu só tenho inveja de você”.

Seria interessante que o invejoso tivesse esse tipo de atitude. Demonstrasse que realmente sente inveja de alguém. Mas comumente, ele não tem. Ao contrário, na maioria das vezes, ele fica à espreita, só observando, e torcendo para que algo dê errado com o invejado.

A inveja é tão destrutiva que uma pessoa invejosa torce pelo insucesso dos outros. Alegra-se com os erros e fracassos que cometeu. O invejoso é capaz até de incentivar uma atitude errada só para ver a derrota de outrem.

“O invejoso quando vê alguém a quem deveria admirar, tende a diminuir essa pessoa”. Essa afirmativa é do consultor comportamental, Antônio Roberto Soares. Suas palavras foram publicadas no artigo intitulado “Como trabalhar a inveja”. Suas palavras são pertinentes, já que uma pessoa invejosa dificilmente reconhece o êxito dos outros.

Mas o que é a inveja? Por que muitas pessoas têm esse sentimento? Por que o sucesso e a alegria de uns, incomoda tanto? Falando sobre o mesmo assunto em outro artigo – “Sentir inveja e ser invejado” –, Antônio Roberto diz que a inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, de acanhamento, por uma pessoa se sentir menor do que outra, por não possuir o que o outro possui, por não ser o que o outro é.

A Palavra de Deus nos oferece um versículo que ilustra muito bem o que vem a ser a inveja. Está em Provérbios, capítulo 14, verso 30, que diz: O coração tranqüilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos, ou seja, ela corrói e destrói a vida de quem tem o coração invejoso. Já observou como a ferrugem consome o ferro? Assim é a inveja. Ela consome qualquer coração.

Não há nada de mal quando você almeja algo, ou quando você admira uma pessoa de sucesso, que é próspera e que conseguiu atingir os seus objetivos de vida. Porém, o erro acontece quando de admiração você passa a querer ocupar o lugar desta pessoa, a tomar o que ela tem e adquiriu, ou então quando você, num sentimento de inveja, tenta menosprezar, depreciar esta pessoa. Isso acontece pelo simples fato de você não ter alcançado o que ela alcançou.

Bom seria se todos se alegrassem com o sucesso dos outros, e não se entristecessem ou torcessem contra. Porém, o que se vê, algumas vezes, são pessoas que em vez de saírem à luta pelos seus ideais, se contentam em desejar a derrota alheia.

Se você sente que alguém tem inveja de você, ore por esta pessoa, pedindo a Deus para trabalhar no coração dela. Contudo, se você é uma pessoa invejosa, peça a Deus que arranque esse sentimento do seu coração. Deus não faz acepção de pessoas, ninguém é melhor do que ninguém. O que acontece é que muitos correm atrás de seus ideais, enquanto outros se ocupam em simplesmente observar e a querer tudo pronto. Que você seja sempre um abençoador e nunca um invejoso. Não deixe a inveja tomar conta de você, pois se isso acontecer esse será o caminho mais rápido para a sua destruição.



Nenhum comentário: