quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Certeza de Sermos Ouvidos

1 João 5:14 - ¶ E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.


Ao terminar sua primeira Carta, João relata várias certezas que os cristãos podem ter, em função do poder do Espírito de Cristo que recebemos. Uma das certeza tem a ver com resposta de oração: “Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte – se pedimos alguma coisa de acordo com a Sua vontade, temos a certeza de que Ele nos ouve” (I João 5:14).

Desde o primeiro capítulo da sua Carta, o apóstolo João declara que “Deus é fiel e justo”. A coerência de Deus consigo mesmo, declara o apóstolo, é a única segurança que os cristãos realmente têm. Esta postura de João concorda com o ensino de Paulo, quando lança ao mundo a pergunta desafio: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Em outras palavras, poder espiritual nenhum neste mundo tem a capacidade de nos destruir, após a blindagem com que Cristo nos reveste.


Todavia, em todo este contexto, é essencial nunca desprezar nossa responsabilidade. Diante da revelada onipotência divina, nossa óbvia atitude deve ser: estamos vivendo “de acordo com a Sua vontade”? Estamos, porventura, agindo coerentemente com a coerência de Deus? Estamos exercitando a necessária dependência de Deus, que Cristo nos ensinou? É essencial viver a verdade revelada através de João – “quando estamos na presença de Deus, temos coragem”! viver em comunhão com o Senhor é a única certeza de sermos ouvidos, apesar de todas as maldades que nos cercam.

Nenhum comentário: