sexta-feira, 17 de maio de 2013

JESUS ACALMA AS TEMPESTADES NA TUA VIDA






E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. Marcos 4:38-39



Após diversos milagres realizados por Jesus, multidões o seguiam por toda a parte. Havia naquela região um lago e Jesus quis atravessar, entrou no barco, seus discípulos foram também. Diz à palavra que de repente uma grande tempestade agitou o lago, e enormes ondas surgiram e começou a cobrir o barco. Jesus estava dormindo na popa, os discípulos então chegaram perto dele e o acordaram pedindo socorro. Jesus olhou para eles e perguntou por que vocês tem tanto medo, vocês não tem fé? Levantou-se e falou severamente para o vento e para as ondas. Tudo ficou calmo, supressos os discípulos disseram: quem é este homem que manda até nos ventos e nas ondas.

Examinando este trecho procurei me informar sobre popa, entretanto o que mais me chamou atenção foi o lago. Vejam: Popa  é a secção traseira de uma embarcação, sendo tecnicamente definida como a área construída entre o painel de popa e as alhetas da embarcação.  A popa é uma parte do navio mais respeitada. Sendo o lugar de honra. O termo popa é derivado de "PUPPIS".

Lago é uma depressão natural na superfície da Terra que contém permanentemente uma quantidade variável de água.

Ø Vamos entender algumas colocações que o Espírito Santo trouxe a mim.

1. Jesus havia realizado inúmeros milagres, em todas às vezes os discípulos estavam junto a Ele, motivo para confiar.

2. Lago é um lugar parado sem ondas, o fato em si era anormal, eis o motivo para ser visto como algo espiritual.

3. Falta de discernimento dos discípulos: O vento que fez surgir à tempestade provocando ondas foi depois que Jesus entrou no lago, antes esta tudo normal, vejam o mistério. Alias você consegue imaginar a fúria deste vento?

4. As ondas cobriam o barco, se cobriam o barco certamente havia muita água dentro do barco, ora como Jesus poderia esta dormindo com águas caindo sobre Ele?

5. Jesus estava descansando no lugar de honra, se ele estava no lugar de privilégios, isto que dizer que Ele era autoridade máxima ali, Ele tinha o controle podia dominar todo o resto. (qual o lugar da sua vida Jesus ocupa? Ele tem autoridade para mudar o que Ele quiser, ou quem comanda é você?)

6. Os discípulos não tinha a fé que Eles achavam que tinha. Ficaram em desespero. Usaram a emoção. Viram o natural das  ondas revirando e movendo o barco com veemência e violência. Esqueceram que bem ali do lado deles estava o criador das águas, dos ventos e das tempestades, aquele a quem pertence o domínio sobre todas as coisas. (Isto quer dizer mim e para você, que mesmo seguindo a Jesus, Ele vai permitir que violentas tempestades venham sobre nós, para que possamos saber se realmente temos fé Nele. Se estamos preparados para a missão que Ele quer nós dá. Porque Deus já sabe qual o nosso limite).

Percebem a incredulidade dos discípulos? Eles já tinham visto feitos sobrenaturais realizados por Jesus. Cego enxergar, surdos ouvirem, mudos falarem, paralíticos andar, endemoniados ser libertos, mortos ressurgirem, os próprios foram também realizadores da multiplicação de pães e peixe.  Foram escolhidos por Jesus. Natanael por exemplo, foi um caso inusitado, Jesus quando o chamou falou logo da vida dele e onde Ele estava. Todos os motivos tinham, para ficarem inabaláveis.  Era o momento de demonstrarem que realmente conheciam Jesus, porém todos falharam. Onde estava ali aquela conversa “onde tu fores eu te segurei”. Vejam o que ser puxado pela massa, e não conhecedor do mérito. Quando apareceu um problema ao invés de utilizarem o que aprendeu, se tornaram mais incrédulos que os outros. Surgiu à dificuldade faliu a fé, deixaram o desespero dominar, nenhum deles conseguiu usar a lógica e ver o agir de Deus.

Aqueles homens foram selecionados para uma missão, existia ali um trabalhar de Deus, um teste, para que eles descobrissem a diferença entre seguir a Jesus ou acompanhar. Se tão somente eles tivessem seguindo a Jesus entenderiam que Deus estava manifestando a gloria dele para que o ministério de Jesus se cumprisse, ali era um lago, eles conheciam muito bem aquele lugar. A maioria ali eram pescadores, sabiam que, impossível aquelas ondas, quanto impossível dormir com água caindo sobre o rosto. Aquela situação era um particular entre Deus e os discípulos, Ele estava mostrando quem Ele é, e a magnitude do seu poder.

E você, é um daqueles que sempre repete “Jesus esta no barco”? Está mesmo? Dormindo ou acordado? Talvez, você pensou em atravessar um lago na vida, de repente lhe sobre veio uma enorme tempestade, vendaval por todos os lados, tua vida esta mais chocalhada que vitamina, se acalme, use a tua fé, seu barco não irá naufragar, Jesus não esta dormindo, Ele esta deitado descansado para começar a trabalhar em teu favor, chame por ele, uma ordem Dele faz tudo ter bonança.

Nenhum comentário: