segunda-feira, 5 de março de 2012

Presidente norte-americano se reuniu com primeiro ministro de Israel

Benjamin Netanyahu e Barack Obama
O presidente americano Barack Obama afirmou hoje (5) que seu país “sempre protegerá Israel” em assuntos relacionados à segurança. A declaração foi durante uma reunião na Casa Branca, com Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. O assunto debatido pelos líderes foi o programa nuclear iraniano.
Netanyahu afirmou: “Minha responsabilidade suprema, como primeiro-ministro de Israel, é cuidar para que Israel continue sendo dono de seu destino. Temos de ser capazes de nos defender, sozinhos, de qualquer ameaça”. Ele também agradeceu Obama por seu apoio ao direito de Israel se defender.
O governo israelense acredita que, se as sanções contra o Irã não forem suficientes para impedir suas ambições nucleares, os judeus terão direito de realizar um ataque preventivo contra a república islâmica.
Netanyahu ressaltou que os dois países estão unidos contra o Irã, e que o governo iraniano está correto ao dizer que EUA e Israel são indistinguíveis como seus inimigos.
“Você sabe, para eles, você é o Grande Satã, nós somos o pequeno satã. Para eles, nós somos vocês e vocês somos nós. Sabe de uma coisa, presidente? Pelo menos neste último ponto que eu acho que eles estão certos” afirmou, olhando para Obama, que concordou.
No domingo (4), Obama voltou a apoiar Israel e lembrou ao Irã que a “via diplomática segue aberta” para discutir sobre a questão nuclear. Porém, ele afirmou que não hesitará em utilizar a força para evitar que os iranianos tenham acesso a bombas nucleares.
“Fala-se muito de uma possível guerra contra Teerã. Nas últimas semanas, estas discussões serviram mais ao regime iraniano, pois provocaram um aumento no preço do petróleo, do qual eles dependem para financiar seu programa nuclear”, enfatizou.
“Não hesitaremos em usar a força, se for necessário, para defender os Estados Unidos e seus interesses”, disse Obama diante do importante grupo de lobby pró-Israel, o Comitê de Assuntos Públicos Estados Unidos-Israel (Aipac).
Um alto oficial militar dos EUA recentemente chamou de “imprudente” uma tentativa de ataque unilateral por parte de Israel. Os americanos temem que outros países muçulmanos possam se unir e haja ataques terroristas e uma guerra declarada no Oriente Médio.
Por sua vez, Israel também teme que o Irã lance contra ele um ataque nuclear que desencadearia uma corrida armamentista naquela região.
O chefe da agência nuclear da ONU disse nesta segunda-feira que sua organização tem ”sérias preocupações” que o Irã pode estar trabalhando em segredo na construção de armas atômicas e reconheceu falhas nas tentativa recentes para investigar essas suspeitas.
Traduzido e adaptado de Fox News e Israel Today

Nenhum comentário: