segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atos dos Apóstolos 4:32 - ¶ E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

Os primeiros cristãos cultivavam unanimidade espiritual – por isso, compartilhavam. Diz Lucas: “Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham” (Atos 4:32).


Temos a tendência de enfatizar a segunda parte do texto, que descreve a compartilhamento das “coisas”, das propriedades materiais dos membros do grupo. O que não se deve esquecer, todavia, é que pessoas abertas a distribuir suas coisas cultivam antes de mais nada, o diálogo das almas. Dividir os próprios bens materiais é uma consequência do espírito de empatia, de amor ao próximo.

Pensamentos e sentimentos acontecem quando membros de um grupo se alimentam de fontes espirituais comuns. E isso acontecia com os primeiros cristãos: seu denominador comum era a comunhão com o Cristo ressuscitado. Vale a pena, então, nos alimentarmos do Cristo, dos Seus ensinos, do Seu amor. Foi esta, aliás, a oração de Jesus, sobre nós: “para que sejam um, assim como Tu e Eu somos um” (João 17:11).

Nenhum comentário: