segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Gafanhotos e Mel Silvestre




“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante de tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. Saíam a ter com ele toda a província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. As vestes de João eram feitas de pelos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre” (Marcos 1:1-6).

É tão bom sermos estimados. Esse é o perfil do homem citado nesses versículos. Ele foi de um valor tão grande para o SENHOR! Foi lhe confiado viver com a finalidade de preparar o caminho e endireitar as veredas para a chegada do próprio Filho de Deus. Que privilégio para ele, não é mesmo? Também podemos perceber seu valor, quando descobrimos que as citações bíblicas sobre ele foram feitas 700 anos antes de seu nascimento, por um dos grandes profetas do Antigo Testamento (Isaías 40:3). Também é dito que “Saíam a ter com ele toda a província da Judeia  (1:5). Esse é o perfil de João Batista (1:4).

Tão importante por um lado, tão simples por outro. É de um deserto que ele surge! Tantos lugares de renome e status... Porém, foi desse lugar, tão escasso, que ele veio. Que ligação um deserto teria com a força e personalidade desse homem? Geralmente, costuma ser nesse tipo de ambiente que mais nos conscientizamos do quanto somos dependentes de Deus.



E o que falar das roupas e do tipo de alimentação? Vestes de pelos de camelo e alimentos de mel e gafanhotos, com certeza, nada tem a ver com o conceito que homens formulam hoje sobre um caráter genuíno. Deus continua vendo as coisas de uma maneira diferente da nossa, “... porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (1 Samuel 16:7).

Nenhum comentário: