domingo, 13 de março de 2011

O DESTRUIDOR 2 1 Pedro 5.8

Introdução


Temos considerado algo da estratégia que Satanás usa para arruinar a nossa vida, e se possível, nos destruir...
Minha intenção é levar você a aprender, quatro coisas: 1) quais são os alvos de Satanás em sua vida; 2) quais são as armas que ele usa para atacá-lo; 3) quais os propósitos que ele pretende alcançar, e 4) qual é a defesa que Deus providenciou para você.

Já vimos que Satanás é enganador... que ele é como uma serpente, sutil, mentiroso...
Brincar de “Primeiro de Abril”, crianças, é homenagear o diabo... a brincadeira é antiga, vem desde 1564, quando Carlos IX, rei da França, determinou que o ano começasse em 1º de janeiro, mas até então, o ano era iniciado em 1º de abril, mas feita a mudança, com a confusão causada, 1º de abril passou a ser conhecido como o Dia da Mentira... as pessoas ficavam pensando que era ano novo e não era, porque o ano já tinha começado em 1º de janeiro!

A Bíblia revela quem é o pai da mentira. Não é Carlos IX... é o diabo, que mente desde o princípio! Então, no 1º de abril, por que você vai homenageá-lo?

Mas agora, a Bíblia revela que, além de serpente, Satanás é como um leão...
Quer dizer, se ele não conseguir sucesso, derrotando você ao usar a arma da mentira, enganando você através de sua mente, então ele vai tentar destruir o seu corpo.
É isto que um leão faz... já assisti pela TV o ataque de um leão contra um antílope: primeiro ele fica agachado, escolhe a presa, se aproxima dela sorrateiramente, então avança sobre ela... derruba a presa no chão e morde no pescoço dela, matando por afixia... e então começa a estraçalhar o corpo do animal...

Lemos em 1Pe 5.8 que Satanás, como leão, ele devora, ele estraçalha, ele destrói...

Quando uma pessoa acredita nas mentiras de Satanás, ela é destruída... mas se a pessoa resistir às mentiras de Satanás, então ele vai atacar outra parte da vida dela: o seu corpo.

Esse é o primeiro ponto da mensagem desta manhã: Satanás tem por alvo o seu corpo. (Diga pra você se conscientizar: o meu corpo é alvo de Satanás).
Mesmo que você não goste muito do seu corpo, por ele ser alto, ou baixo, magro ou gordo... ou com sinais de nascimento ou deformações, saiba disso: ele é alvo do interesse de Satanás.

E se você perguntar: “Mas por que ele desejaria atacar o meu corpo, se não sou nenhum modelo... se não sou nenhum top model?” a resposta é que, mesmo sendo modelo ou não, top model ou não, o seu corpo, a Bíblia ensina, é o templo de Deus, o instrumento de Deus e o tesouro de Deus.

Primeiro, o seu corpo é o templo de Deus... Está escrito na Bíblia (1Co 6.19-20): “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, 20 pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele”.
Como o seu corpo deve ser usado? ...para a glória de Deus. Mas como?

Do seguinte modo: Deus é invisível... o mundo não pode ver Deus, também não pode ver Jesus... então, como é que Deus faz para se tornar conhecido? ...Ele usa o seu corpo como um veículo de revelação.

As pessoas que não são crentes, elas não estão dispostas a ler a Bíblia para conhecer a Deus... mas elas lêem as nossas vidas!

Além do seu corpo ser o templo de Deus, ele também é instrumento de Deus. Em Rm 6.13, lemos isto: “...entreguem-se completamente a Deus, para que ele use vocês a fim de fazerem o que é direito”.
Isso é fácil de compreender: Quando Deus quis que fosse construída uma arca, Ele usou as habilidades de Noé e sua família... quando Jesus quis que pão e peixe fossem distribuídos para alimentar uma multidão, Ele usou as mãos de Seus discípulos... e para Deus fazer o Evangelho ser pregado a todas as nações, Ele usou e tem usado a boca do Seu povo.

Então, os membros do nosso corpo são ferramentas, são instrumentos de Deus, para que a Sua obra seja feita.
Você nunca deve depreciar o seu corpo, nem descuidar dele... crente relaxado com a saúde do seu corpo, favorece o jogo do destruidor.

Mas o seu corpo, além de ser o templo de Deus e instrumento de Deus, também é o tesouro de Deus.
Lemos na Bíblia (2Co 4.7): “...nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós.”

Quando Deus salvou você, Ele colocou o tesouro da vida eterna dentro de você, em seu corpo – você carrega a vida do próprio Deus dentro de você!

E pra quê é esse tesouro? ...para ser guardado? Não... um pote de barro não é o lugar mais apropriado para se guardar um tesouro!

Deus lhe deu esse tesouro para que você possa compartilha-lo com outras pessoas (olhe a prioridade do evangelismo aí!).

Então, considere: Seu corpo é alvo de Satanás e não é por acaso: ele é o templo de Deus, o instrumento de Deus, o tesouro de Deus!
Agora, deixando a recapitulação e indo à novidade, eu lhe digo isto: a arma de Satanás contra o seu corpo é o sofrimento...

A mentira é a arma que ele usa, como serpente enganadora que é, contra a sua mente... mas o sofrimento é a arma usada por ele, como leão destruidor que também é, a fim de atacar o seu corpo.

O nosso corpo é alvo de Satanás... ele quer tocar o nosso corpo e criar sofrimento.
Isso ficou bastante claro no registro da vida de Jó... primeiro, Satanás atacou o corpo de Jó através das circunstâncias que o cercavam, e Jó perdeu os seus filhos, perdeu o seu dinheiro e perdeu a compreensão de sua esposa, de seus amigos e até dos vizinhos.

Então, Satanás atacou o corpo de Jó com uma enfermidade horrível...
Alguém comentou que quando Jó olhou à sua volta, ele viu que a sua situação era dolorosa... que quando ele olhou para dentro de si mesmo, ele viu que a situação era ainda pior... e, que quando ele olhou para cima, parecia que Deus o havia abandonado.

Mas Deus sempre ficou por perto, bem no controle da situação.
Satanás não pôde atacar as propriedades de Jó, até que Deus desse permissão... Satanás não pôde atacar o corpo de Jó, até que Deus desse permissão...

Então, diga depois de mim: Satanás não pode tocar nos filhos de Deus sem a permissão de Deus. Aleluia!

Isso é muito animador para nós, porque deixa claro que qualquer sofrimento que enfrentemos na vida, foi permitido por Deus e está mantido sob o controle de Deus.

A única coisa no sofrimento que Deus não controla, sabe o que é? ...é a maneira como reagimos ao sofrimento – e é aí que Satanás aproveita...
Como você reage ao sofrimento? ...muitos crentes não reagem da maneira certa diante do sofrimento.

Você deve saber que existe mais de um tipo de sofrimento na vida do crente.

Existe o sofrimento natural, que é aquele que experimentamos simplesmente por sermos gente, por sermos humanos.

Nenhum de nós pode evitar o desgaste gradual do próprio corpo à medida em que vamos envelhecendo... embora procuremos evitar isso, fazendo ginástica, caminhada ou malhando...
Mas que adianta? ...nossos movimentos vão ficando mais lentos por causa da famosa DNA – essa eu aprendi aqui, outro dia: Data de Nascimento Avançada...

Portanto, nós crentes, estamos, como todos os humanos, sujeitos às enfermidades e aos acidentes, até fatais.

Então saiba que estas inconveniências, a dor, o sofrimento mais horrível, não podem ser lançados somente sobre o inimigo.
O que eu quero dizer é que Deus, às vezes, envia (ou permite) sofrimento na vida dos crentes para que eles sejam disciplinados.

Deus nos ama demais da conta pra deixar que fiquemos à revelia, teimosos ou rebeldes... por isso, Ele nos castiga para que nos conformemos com a Sua vontade.

Em Hb 12.5-6, lemos isto: “Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando ele o repreende. 6 Pois o Senhor corrige quem ele ama e castiga quem ele aceita como filho." 7 Suportem o sofrimento como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos”.
A palavra traduzida “correção” significa simplesmente “educação infantil”... o propósito da correção aplicada pelo pai é trazer amadurecimento, maturidade, ao filho.

Portanto, quando Deus corrige Seus filhos, Ele não está perseguindo, mas aperfeiçoando.
Da próxima vez que você sofrer alguma dor, não diga que isso é obra do inimigo... coitado, o inimigo já é culpado de tantas coisas... também, nem pense que é perseguição de Deus, porque Deus como Pai amoroso que é, sempre aperfeiçoa Seus filhos – e Ele faz isso através da correção, da disciplina, que dói... dói mesmo.

Outra coisa que você deve saber é que essa correção de Deus nem sempre acontece porque nós pecamos ou porque desobedecemos a Ele.
Alguns crentes têm a mania de ver outros crentes sofrendo e já logo concluem: “É castigo de Deus... fulano deve estar em pecado e precisa se arrepender...”.

É verdade que Deus açoita Seus filhos quando eles desobedecem e se recusam a arrepender-se.
Davi pecou contra Deus e tentou ocultar o seu pecado por um ano... e sofreu física, emocional e espiritualmente por não se submeter a Deus. É só ler o Salmo 32 e você vai ver como Davi sofreu por ter desobedecido a Deus!

Mas, às vezes, Deus permite o sofrimento em nossas vidas, sem que tenhamos pecado ou desobedecido a Ele...
Às vezes, Deus permite o sofrimento em nossas vidas simplesmente para ajudar o nosso amadurecimento.

Duas tempestades na Bíblia nos ensinam maravilhosamente essa verdade.

A primeira tempestade é aquela que veio sobre Jonas... Jonas desobedeceu a Deus, recusando-se ir a Nínive. Então, ele encontrou um navio e foi para Társis, mas Deus interrompeu a fuga de Jonas, enviando uma tempestade.

Quando os marinheiros jogaram Jonas dentro do mar, sacudido pela força dos ventos, ele foi engolido por um grande peixe... mais tarde, Jonas até descreveu o estômago desse grande peixe como se tivesse sido a sua “sepultura”...

Deus teve que castigar Jonas e quase que tirou a vida dele, até que ele confessou o seu pecado e se submeteu à vontade Deus.

Então, irmãos, essa tempestade que veio sobre Jonas, profeta de Deus, servo de Deus, veio sobre ele com o propósito de corrigi-lo, veio com o propósito de torna-lo obediente.

E funcionou! ...a Bíblia conta que Jonas se aprontou e foi à Nínive, como o Senhor Deus havia ordenado (Jn 3.2).

Mas há tempestades que vêm sobre os crentes, que vêm sobre os filhos de Deus, porque eles são obedientes!
Uma dessas tempestades ficou registrada em Mt 14.22-33... Jesus tinha alimentado mais de 5 mil pessoas e elas quiseram fazer dEle um rei político pro lugar.

Que Jesus fez? ...despachou a multidão e mandou que os Seus discípulos atravessassem o Mar da Galiléia em seu pequeno barco... enquanto isso, Jesus foi ao monte para orar (como é bom orar no monte! ...o quarto de escuta foi uma prioridade para Jesus e precisa ser nossa também!).

Então os discípulos obedeceram... eles entraram no barco e foram fazer a atravessia...
Mas quando estavam lá pela metade do caminho, veio sobre eles uma tempestade, uma tempestade tão forte, que quase afundou o barco...

Mas, observe: eles não estavam no meio daquela tempestade porque tinham desobedecido ao Senhor... ao contrário, eles estavam obedecendo... foi o Senhor mesmo quem mandou que eles atravessassem o mar!

E como se explica isso? ...o Senhor estava testando, aperfeiçoando a fé deles, que aliás, se revelou ser realmente fraca.

Então, irmãos, algumas vezes, sofremos simplesmente porque somos humanos... e também sofremos porque desobedecemos a Deus e precisamos ser corrigidos, disciplinados, castigados.
Mas também sofremos devido à necessidade de aperfeiçoamento da nossa fé... é quando Deus usa o sofrimento para ajudar o nosso amadurecimento.

Então, nem todo tipo de sofrimento é causado pelo inimigo. Está Claro? Vivo? Teem? Oi?

Agora, sem entrar em parafuso: mas há um tipo de sofrimento que é arma de Satanás para destruir o seu corpo – como foi o sofrimento que Jó experimentou.
No sofrimento de Jó, parecia que tudo podia ser explicado perfeitamente do ponto de vista natural...

A Bíblia conta o seguinte:
Jó perdeu seu rebanho, explicação: os sabeus levaram os bois e as jumentas...
Jó perdeu as ovelhas, explicação: caiu fogo do céu, talvez um raio e queimou as ovelhas...
Jó perdeu os camelos, explicação: foram levados pelos caldeus...
Jó perdeu seu filho mais velho e com ele todos os outros, explicação: um grande vento, possivelmente um tornado desmoronou a casa onde estavam, matando a todos...

E o fato é que Satanás estava por trás de tudo aquilo, porque Satanás acusou Jó diante de Deus e, Deus, pra desmascarar o diabo, permitiu que ele atacasse a Jó.

Então constamos isto: Quando Deus dá permissão, Satanás pode usar as pessoas e as forças da natureza para realizar os seus propósitos.

Mas, como crentes, temos esta confiança: Deus está sempre no controle [Diga isto à pessoa ao lado...].
Quando Deus permite que Satanás acenda o fogo pra fritar você, escute isso: Deus sempre mantém a Sua própria mão no regulador de fogo.

Jó não sabia o que estava acontecendo... ele não tinha idéia de que era Deus quem estava permitindo que sofresse para que Satanás pudesse ser silenciado.

Isto implica no seguinte: quando você se encontrar em situações difíceis, em situações de sofrimento, procure discernir através da Bíblia e da oração, se o seu sofrimento vem da natureza, se vem de Deus ou se vem de Satanás.

Você deve perguntar:
Será que Deus não está me aperfeiçoando? ...não estará o Senhor me disciplinando?

Será que Satanás não está procurando impedir o meu trabalho para Deus?

Uma coisa é certa: você não pode controlar a origem do seu sofrimento, mas pode controlar a sua reação à ele.

Conclusão
Então, quando você sofre, qual é a sua reação? ...você se torna impaciente?
A impaciência é um sinal de imaturidade... é típico das crianças, que não conseguem ficar sentadas muito tempo...

A impaciência também é um sinal de incredulidade... pessoas que crêem não têm pressa...

Além disso, a paciência também é um sinal de vida carnal, de vida sem o fruto do Espírito Santo...

É assim que você reage ao sofrimento? ...você se torna impaciente? ...então, você está errado... a impaciência custa caro – você precisa aprender a lidar com o sofrimento da maneira certa.

E nós queremos ajudar você nesta questão... nós vamos orar por bênção sobre você... se você tem dito dificuldades em lidar com o sofrimento, queremos orar por você nesta manhã...

Nenhum comentário: