quinta-feira, 26 de março de 2015

O PODER DA FÉ

E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Atos 6:8
                                  
Aqui está uma pessoal diferenciada, Um homem que até então, era desconhecido para muitos, mais conhecido de Deus, ninguém sabia quem ele era. Porém, ele era amigo de Deus e Este o conhecia bem, por isso foi escolhido entre muitos.

O mais interessante é que Estevão não era um dos apóstolos, não era bispo, não era pastor, não era profeta, nem tão pouco rei, entretanto, ele tinha uma qualidade que não pode faltar na vida do cristão. Ser cheio do Espírito Santo! Ele era direcionado por Deus, alguém que vivia sob a fé. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6:5

O que chama muito a minha atenção é que foram escolhidos juntamente com ele, outros homens, os quais também eram do meio da igreja, e, porque os outros não tiveram o mesmo destaque? Muitas vezes as pessoas tem um chamado vindo de Deus, mais são conformistas, não consagram a sua vida, conhece a historia de Jesus, mas não adentra no Jesus da historia, se contentam apenas com o que lhes ensinam.

 Acham que, por possuir um cargo já é alguma coisa. No reino de Deus não funciona assim, Deus não está preocupado com nossa posição social, Deus procura coração quebrantado e sincero, pessoas cuja vida possa servir de exemplo, a reputação de Estevão denunciava que ele era eleito por Deus. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Atos 6:3

Foram sete os vasos escolhidos, todos tinham o seu valor, porém, um tinha sua preciosidade, um era de barro, estava preparado para resistir ao fogo do inimigo, se os outros entrassem no fogo que Estevão entrou, talvez fossem derretidos. Deus sabe a quem Ele pode confiar determinadas coisas, Deus não desperdiça o que é seu, Deus enche os vasos em conformidade com os espaços vazios existentes neles.  Estevão se propôs, a passar pelo fogo do Espírito de Deus, e viu a gloria de Deus. 

Está e a razão para o escritor destacar Estevão de tamanha forma? Certamente, até para quem não o conhecia, por suas palavras, notava-se, a diferença que havia nele. Ele não era apenas mais um, ele era referencial de Deus. Ele não se limitava apenas o que lhes ensinavam os discípulos, ele mesmo procurava ter sua particularidade com Deus, E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Atos 6:10.

Isto também levou a Estevão tornar-se alvo fácil dos invejosos, infelizmente na maioria das vezes até a unção que não é nossa, mais do nosso Deus, causa inveja. E muitos se levantam contra, mas, porque estes ao invés de se inflamares não dobram-se para que Deus os encham também? Porque muitos se acham doutos, são doutores da lei dos homens, mais estão à margem da lei de Deus.

Para tanto é mais fácil perseguir, tentar paralisar do que ter coragem para avançar, porque no fundo eles sabem que jamais Deus irá usá-los da mesma forma. Eles sabem que estão em pendências com Deus.

O Agir de Deus é diferente na vida dos que estão dispostos a ouvir e obedecer a Ele. O problema não está na unção de que a tem mais no coração. Deus conhece o mais intimo do nosso Ser, e, Ele sabe que, se fosse usar de forma diferenciada a muitos, estes iriam se ensoberbecer, e iriam prejudicar os planos de Deus, então, o Senhor seria obrigado a fazer como fez com Nabucodonosor. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Daniel 4:32.

Porque a Gloria é do Senhor, não é para o homem Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. Isaías 48:11

Por isso que Estão realizava tantos feitos poderosos, porque o coração dele era desprendido das coisas do homem, ele era despretensioso da gloria de Deus, ele era guiado pelo Espírito Santo, ele fazia apenas o que Deus lhe ordenará.

Estevão era apenas um diácono, um obreiro que cuidava da repartição dos despojos da casa do Senhor. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio
Atos 6:3 a formula para obter unção e realizar milagres, prodígios e maravilhas, não está no cargo que se ocupa, está na intimidade que se tem com Deus.

Não é a técnica que irá nos fazer mensageiros ilustres, não é a sabedoria do homem que irá nos capacitar como despenseiro do reino. È a unção do Espírito Santo de Deus em nós que nos levara a ser luz em plenas trevas, é a sabedoria vinda de Deus que convencerá as pessoas através da nossa vida. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.Atos 6:7

Não é o que temos que fará a diferença é o que nos somos que ira revelar a gloria de Deus em nós, mesmo que nos conduza a Sinédrio, E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. Atos 6:12 . Mesmo que, se levante contra nossa vida nos acusando levianamente, estes mesmos, quando eles olharem para nós, verão a gloria do Senhor sobressair em nossa face. Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. Atos 6:15.

A fé em Deus precisa está arraigada em nosso ser, isto nos levara a um patamar distinto do entender humano mais justificado e glorificado por Deus. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus Atos 7:55.

Deus os abençoe

Pra. Elza Carvalho

Pequena serva em serviço do reino de Deus.


E-mail: essenciadedeus2012@gmail.com

Nenhum comentário: