quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Como ter boas maneiras na igreja ( Cristiane Cardoso)

Bom dia!  À caminho da reunião com a família da fé #feliz #família #amigasNormalmente as pessoas que vão à igreja querem entrar em uma sintonia maior com Deus, ouvir Sua voz e aprender a servi-Lo melhor. Claro que é na igreja que vivemos os momentos mais marcantes de nossa vida.
Você conhece a Verdade, tem o novo nascimento, recebe forças para os momentos mais difíceis, faz suas grandes escolhas, na maioria das vezes conhece seu futuro marido ou esposa, casa-se ou salva seu casamento, se alimenta na Santa Ceia… Enfim, a igreja não é apenas um lugar para passar um período da nossa vida, mas enquanto estivermos neste mundo, ela será como a porta do céu para nós.
Por ser tão especial, todos devemos aprender a nos portar à altura, como está escrito: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que oferecer sacrifício de tolos, pois não sabem que fazem mal.” Eclesiastes 5.1
Quando vamos a um tribunal, percebemos logo o ambiente solene e de respeito. Será que a igreja é inferior a esses lugares importantes? Será que o nosso Deus merece menos reverência que um homem atribuído de autoridade?
Imagino quais foram suas respostas, por isso é bom seguir algumas dicas, para que todos possamos, a cada dia, oferecer uma oferta mais perfeita.
  • O Brasil é conhecido por ser um País onde tudo começa atrasado, e ninguém está acostumado a levar a sério os horários.
Fuja deste péssimo hábito e procure chegar mais cedo e sentar-se próximo ao altar. Além de ter um melhor aproveitamento, você estará deixando os lugares de trás para quem chega depois. E, se por motivo de força maior você não conseguiu chegar no horário, entre de forma discreta e acomode-se rápido.
Essa recomendação sobre atrasos aplica-se também aos casamentos: a igreja tem várias atividades em um mesmo dia, as noivas devem ficar atentas a isso. O atraso, além de ser desagradável para seus convidados, atrapalha as demais atividades do pastor e da igreja. Totalmente perdoável até 15 minutos, mas passou disso, fica muito deselegante.
  • Se você tem crianças, acomode-as nas salas da EBI, onde tem pessoas especializadas para ensinar a Palavra de Deus na linguagem delas. Mas, se prefere que elas fiquem com você, procure os lugares atrás e nas pontas das fileiras. Lembre-se de que todos esforçaram-se para estar ali e não devem ser atrapalhados.
  • O celular ainda é campeão no ranking da indiscrição: ao entrar na igreja, desligue-o e dê prioridade para o que é prioridade.
  • Não veja como igreja apenas o salão principal, mas ela por inteiro merece respeito. Se o culto está em andamento, nada de ficar na porta batendo papo. Quando alguém faz isso, está explicitamente mostrando que o que acontece lá dentro não lhe interessa.
  • Não faça nos toaletes da igreja o que você não faria na sua casa, como jogar papel no chão ou no vaso sanitário, deixar torneiras abertas, luzes acesas etc.
  • Participou da Santa Ceia ou de algum propósito, guarde o seu lixo com você até o momento de sair e colocar nas lixeiras.
  • Evite chicletes, balas barulhentas, e ainda uma recomendação para as mães que querer controlar suas crianças com sacos enormes de salgadinhos: além de prejudicar a saúde do seu filho, quando termina o culto há sujeira por toda parte.
  • Os obreiros são fundamentais no desenvolvimento da igreja, eles são os maiores colaboradores dos pastores. Ajudam a acomodar as pessoas, atendem ao bom andamento da reunião, mas precisam agir com discrição e sabedoria até ao se olharem.
Lembro-me de uma vez, ao final de uma reunião, ter atendido uma senhora muito brava que dizia, insistentemente, que não voltaria mais à igreja. Para surpresa minha, ao perguntar o que havia acontecido, ela disse-me que uma obreira estava rindo dela por causa do seu problema de saúde.
Ao verificar com a obreira o que tinha acontecido, ela disse que estava rindo para sua outra amiga obreira, do outro lado do salão. Vejam que com um pequeno mal entendido, perdemos almas.
Talvez seja até fácil ir à igreja para assistir aos cultos, mas o que Deus requer de cada um de nós é muito mais do que estar ali, mas ter ouvido e atenção só para Ele.
Por inúmeras vezes você foi ajudado por meio de um culto, mas, talvez, você também tenha uma experiência de ter sido atrapalhado por alguém.
Sei que essa lista de boas maneiras na igreja não é só o que está escrito aqui. Peço a sua ajuda para completá-la e também compartilhar para que todos possamos ter um melhor aproveitamento nos cultos.
Até a próxima semana!
Siga a minha pagina no Facebook.
Siga-me no TWITTER
2

Nenhum comentário: