segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Sua vingança é a glória


Toda vez que falo de perdão para alguém que sofreu abuso, não o faço porque quero ser a crente boazinha pregando a Palavra de Deus. Uma das coisas mais difíceis para mim foi entender o porquê de Deus ter permitido aquilo acontecer comigo e ainda eu ter que perdoar.

Então, eu me coloco no seu lugar nessa hora e não espero sua compreensão, mas até mesmo uma indignação contra mim; não tem problema, tenho que dar o remédio amargo que lhe ajudará.
Qual é a vantagem que você tem em perdoar? Citei no meu último post a amargura de alma de lembrar, a cada instante, o ocorrido; o desejo de vingança, a depressão e a autocomiseração. Quando decide conscientemente perdoar, você se liberta de toda essa carga negativa que lhe escraviza. E veja que eu disse conscientemente; não pense que de repente você vai dizer “eu perdoo” e toda essa opressão desaparecerá como mágica. Não é assim! Você decide perdoar, ainda que lhe pareça loucura, e entra numa batalha mental para não mais alimentar o ódio, a dor. É uma decisão que requer uma ação. Palavras, apenas, não vão produzir o resultado. Porém, quando você se nega a pensar no abuso, a se irritar, chorar, gritar, ranger os dentes ao se lembrar daquela pessoa, aí sim você está tomando a atitude que vai salvar a sua vida.

Quando comecei a pesquisar sobre o assunto, eu queria encontrar uma palavra que me desse algo em troca pelo perdão. Ter que perdoar sem entender o porquê, o que eu ia ganhar com isso? Não me convencia e me impedia de fazê-lo. Foi então que li: A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.” (Provérbios 19:11)
Logo, se eu perdoasse, estaria recebendo louvor/honra sobre a minha vida e, obviamente, encontraria paz. Parece ironia: o abuso se tornaria em honra para mim! O fato de não perdoar não faz com que justiça ou vingança se cumpra, a melhor vingança era eu encontrar paz dentro de mim para poder reconstruir minha vida – fui abusada por alguém em quem confiava, me decepcionei com minha própria mãe e agora estava sendo chantageada pelo meu namorado, que havia descoberto o meu infortúnio. E essa paz eu encontrei quando resolvi falar e agir sobre o perdão. Não faça isso porque as pessoas falam que é o certo, não faça isso para ser boazinha, não deixe eu lhe “convencer”,  mas perdoe para encontrar vida.

Neste momento, eu lhe convido a ficar sozinha, fechar os olhos e se lembrar daquele que causou tanta dor, olhar bem nos olhos dele e dizer “Eu te perdoo”. Essas palavras vão rasgar a sua alma e a sua batalha começa em não voltar atrás;  mas eu determino que imediatamente após fazer isso, paz vai entrar no seu coração.
Faça a prova!

Cristiane Cardoso

Nenhum comentário: