Toda criança tem necessidade de brincar, isto é uma
característica da infância. A função do brincar não está no brinquedo, no
material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na
brincadeira e no tipo de atividade exercida. Essa vivência é carregada de prazer e satisfação. É a falta desse prazer
ou dessa satisfação que pode acarretar na criança alguns distúrbios de comportamento.
Em cada etapa evolutiva da criança, o brincar vai se modificando, mas é
essencial que ela tenha oportunidade de explorar todas as fases do brincar.
A importância do
brinquedo é a da exploração e do aprendizado concreto do mundo exterior,
utilizando e estimulando os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a função
motora e a emocional. A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o
lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e
vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia.
A criatividade pode
ser estimulada com objetos simples onde a criança tem oportunidade de criar,
inventar novas funções e utilidades desses objetos. Pedaços de papel, tecidos,
caixas vazias, canudos, palitos, barbante, cola, lápis, etc., são objetos ricos
para a criança poder externar sua capacidade de criação, de construção.
Devem-se evitar brinquedos muito estruturados, sofisticados que só podem
representar aquilo a que se destinam.
Os brinquedos mais adequados de acordo com as idades são:
De 0 a 2 anos: Explorar a percepção visual, através de
móbiles grandes e coloridos ao alcance da criança (pendurados no berço).
Objetos que produzem sons ao ser manipulados, com isso a percepção auditiva é
estimulada.
Objetos de encaixe a partir de 1 ano. Nessa fase a criança
sente satisfação em colocar e tirar objetos de dentro de caixas, isso estimula
a coordenação motora.
A partir dessa fase
é muito importante à brincadeira de esconde-esconde (objetos, rosto, corpo etc.
essa brincadeira possibilita descobrir, com a criança, como ela está elaborando
o processo de separação (ansiedade, querer achar logo), é importante para
perceber como ela suporta a ausência).
A brincadeira de
esconde-esconde, desenvolvida mais tarde, aguça também a inteligência da
criança, ela vai adquirindo noções de espaço, tamanho, distancia etc.
De 2 a 4 anos: Nessa fase os brinquedos passam a ter
funções mais específicas, dando
oportunidade para a criança vivenciar, através dos brinquedos, a sua vida
diária, suas necessidades básicas, então panelinhas, bonecos, carrinhos,
casinhas, posto de gasolina, são ideais nessa fase, a bola, a partir desse
momento, expressa noções de distancia, espaço e equilíbrio.
A partir dessa
idade a criança passa a mostrar em suas brincadeiras à vontade, o propósito de
fazer algo definido, existe grande motivação e prazer em concretizar sua meta.
De 4 a 6 anos: Nessa fase ela já se interessa por jogos, com
regras que podem explorar o raciocínio, o mental, e o emocional, (o ganhar ou
perder na brincadeira). Nessa fase ela tem a possibilidade de trabalhar com a
frustração, aspecto fundamental para o
equilíbrio da personalidade.
De 8 a 10 anos: A criança adora confeccionar objetos que lhe
agradam, percebe o meio ambiente ilimitado, já corresponde à relação do mundo
externo com o interno. Gosta de colecionar. É a fase dos jogos comunitários
(pega-pega, esconde-esconde), jogos mais elaborados, quebra-cabeças são bem
vindos.
De 10 anos em diante: Nessa fase o vídeo game é extremamente
aceito pela criança, que deve usá-lo com moderação. É interessante o
acompanhamento dos pais, mostrando o entendimento da competição, cooperação e
elaboração da frustração.
Um cuidado a ser lembrado é que a criança não deve ser
incentivada ao consumismo, ela quer esse ou aquele brinquedo. Normalmente a
criança escolhe o brinquedo que se identifica com os valores do grupo e nesse
momento o dialogo é fundamental.
Os pais devem sempre estar atentos à faixa etária antes da
compra do brinquedo, procurando adequá-lo à idade e ao nível de maturidade
emocional do filho.
Quando a criança é privada da necessidade de brincar, vários
distúrbios podem aparecer no seu comportamento: Problemas de sono,
irritabilidade excessiva, agressividade, dificuldades de relacionamento em
geral. Em cada fase do desenvolvimento o brincar tem funções diferentes, mas o
nãobrincar trará sempre consequências negativas.
Propicie a seu filho uma infância saudável. Lembre-se ele
deve ter tempo para brincar, a infância é muito curta, portanto deixe-o viver
essa fase tão linda, que não volta mais.
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