Ensine a Palavra de
Deus constantemente; não somente sobre temas que envolvem "louvor e
adoração", mas detenha-se em assuntos que forme o caráter do músico;
principalmente no início da formação de um ministério de música. É importante
fazer reuniões de estudo da Palavra.
O pastor não precisa
ser músico, mas precisa ter a visão a respeito do ministério de música, senão
pode acabar atrapalhando o crescimento dos músicos e da Igreja.
Invista tempo e
dinheiro na formação dos músicos, pelo menos nos que exercem alguma função de
liderança e acreditem neles, pois surgirão frutos.
Aprimore
continuamente os equipamentos de som e instrumentos. Eles possuem uma vida
útil, não são eternos.
Além da reunião de
estudo da Palavra, estabeleça reuniões de oração com alvos bem definidos.
De tempo em tempo
realize reuniões de comunhão (passeios, churrascos, jantares, café-da-manhã,
entre outros). Pastores, andem com seus músicos, pois eles também são suas
ovelhas.
Cobre, mas dentro de
um equilíbrio, não exija mais do que eles podem oferecer. Em um outro aspecto
de cobrança, seja cuidadoso e prudente, pois não se pode exigir de uma criança
um comportamento de um adulto. Seja paciente!
Seja um exemplo vivo.
Não mande só fazer, faça na frente, mostre como se faz. Não estou dizendo sobre
a técnica musical, mas falo sobre vida, conduta, postura, compromisso,
responsabilidade, amor e respeito.
Conheça bem os arranjos e os cânticos ensaiados.
Estabeleça alguns
sinais para mostrar a parte do cântico que você quer cantar, subida de tom,
entre outras coisas.
Dirija a igreja, mas
também os músicos. Muitos grupos musicais ficam perdidos com a falta de direção
de alguns dirigentes; não sabem se voltam à 1ª estrófe, se entram no côro, etc.
Procurem falar
somente o necessário. Não se esqueça que, de repente, já foi escalado um
pregador para a reunião. O ministério é de música e a linguagem principal é a
cantada e não a falada. Alguns dirigentes falam demais e se esqueçem de
ministrar cantando.
Estude música,
principalmente o canto. Muitas vezes a congregação "suporta" em amor
a falta de técnica e afinação mínima de alguns dirigentes de louvor.
Seja livre e não
formal. Quando errar, encare com naturalidade, porque apesar de estar na frente
da congregação, você está ministrando diante de Deus e para Ele. Ele sabe como
e quem somos.
Estude e viva a
Palavra continuamente, para que Ela esteja sempre nos seus lábios. A boca fala
do que está cheio o coração.
Permita que os
músicos instrumentistas profetizem também. Dê espaço para que isso ocorra, seja
sensível ao Espírito Santo.
Antes de exigir que a
congregação tenha uma postura de adoração no louvor, veja se sua vida é
referencial nessa adoração, queira ou não, você como dirigente é um
referencial. A adoração é contagiada e não somente ensinada.
O fluir deve começar
primeiramente quando você estiver a sós com Deus (no seu quarto), não espere
fluir só no púlpito. Você fluirá lá em cima (púlpito) a medida que fluir em
baixo (no quarto).
O músico precisa aprender a se "mixar" no grupo,
aprender a ouvir os outros instrumentos, afinal, é um conjunto musical.
Todo músico deve
treinar prática de conjunto se quiser amadurecer mais rapidamente.
A teoria musical é
fundamentalmente necessária, mas entre a teoria e a prática há uma distância
que poucos querem percorrer.
"Um bom médico
não é aquele que receita um remédio sem saber o que está fazendo. Um bom músico
não é aquele que toca sem saber o que faz".
Autodidata - Há um
engano no uso deste termo, pois há muitos analfabetos musicais dizendo-se
autodidatas (uma desculpa para a preguiça), autodidata é aquele que estuda sem
um professor, mas estuda.
Uns falam antes de
tocar algo, outros tocam antes de falar algo. Eis a diferença entre
"músicos" e músicos.
O músico deve
aprender a conduzir uma música como ela é e não como ele acha que deve ser.
Isto é maturidade.
Há músicas em que o
metrônomo só serve para o primeiro compasso, porque necessitam de uma
interpretação flexível.
A pulsação rítmica
bem como o andamento são para serem sentidos e não ouvidos. Este princípio é
para todos, mas fundamental para bateristas e percursionistas.
Acompanhar um cântico
é antes de tudo uma prática de humildade e sensibilidade. Nas igrejas,
geralmente, os músicos querem mostrar toda a sua técnica em hora errada. O
correto é usar poucas notas, não saturar a harmonia, inserir frases nos espaços
melódicos apenas, e o baterista conduzir. Ou seja, economize informações
musicais!
Há uma tendência
atual de supervalorizar a velocidade do músico, quantas notas ele executa por
tempo. Velocidade não é sinônimo de bom músico. O bom músico é aquele que tem a
sensibilidade de fazer a coisa certa na hora certa. A velocidade é uma
consequência.
A técnica deve ser
estudada e sempre aprimorada, mas lembre-se de que é um meio de facilitar a
execução da música e não um meio de exibicionismo.
Uma boa maneira de
aprimorar a interpretação é aprender primeiro a se ouvir, depois executar. Tem
gente que canta e toca e não sabe o que está fazendo; acostume então a gravar o
que é executado e seja autocrítico, estude, grave e ouça o que estudou; com o
tempo você encontrará a forma ideal para a sua execução.
Lembre-se: pausa
também é música, portanto, "não sole na pausa".
A música possui três
elementos básicos: harmonia, melodia e ritmo. Procure distribuir os
instrumentos musicais no arranjo conforme estes elementos. Há instrumentos
harmônicos e melódicos, há somente melódicos, há rítmicos e instrumentos que
fazem os três, mas defina no ensaio ou arranjo, quais serão os devidos
"papéis" para cada instrumento.
A escolha do tom de
uma música depende do canto; este deve ser dentro da tessitura vocal e
confortável para ela. Mesmo que o tom escolhido não seja o mais confortável
para o instrumentista ele deve executá-lo. Outra observação é que o tom pode
influenciar na soronidade da música vocal com acompanhamento. O problema é que
muitos confundem. Na música instrumental, a técnica e a expressão são mais
exigidos porque as notas devem transmitir algo. Na música onde há o canto, a
ênfase é para a mensagem, portanto, não deve ser interferida por outros
elementos.
Versatilidade -
Procure ser o mais possível. Saiba ouvir vários estilos, do erudito ao moderno,
ouça com ouvido crítico e analítico. Saiba ouvir. Extraia coisas boas de cada
estilo. Outro detalhe, é o músico não ficar "preso" somente ao seu
instrumento, saiba apreciar a forma de execução como sonoridade e fraseado de
outros instrumentos.
Geralmente os instrumentos harmônicos, numa banda, como os
teclados, violões e guitarras, entram em choque. Procure definir no arranjo e
no ensaio o papel de cada um ritmico-harmônico.
Para os tecladistas,
seria bom que estudassem técnica em um piano, isto melhora a
"pegada".
O tecladista tem duas
mãos, seria bom saber usá-las! Na maioria dos casos a mão esquerda limita-se a
dobrar o baixo, atrapalhando, por vezes, o contrabaixista. Por isso, a técnica
pianística é insubstituível!
Apesar de ser um
instrumento versátil, não toque o teclado sempre da mesma forma e com os mesmos
sons. Ouça! Cada estilo tem uma maneira de tocar e timbres mais coerentes a
serem usados.
Estude bem o uso dos
pedais. Não estrague com o pé o que você faz com as mãos.
Durante a execução de
uma música não é necessário tocar muitas notas. Esteja sensível ao ritmo e ao
tipo de música.
Quando estiver
fazendo um fundo musical, fique atento a dinâmica do dirigente para que haja
harmonia (ligação) ao que está sendo falado. Ex: ênfase na alegria - usar
acordes maiores, etc.
Procure estudar a técnica com o auxílio de um metrônomo.
Lembre-se que estudar a técnica, não é a mesma coisa que estudar ritmos.
Ao executar uma
música, lembre-se que você não está sozinho, aplique as viradas no tempo e
momentos certos. Não é necessário uma virada de quatro em quatro compassos. É
importante seguir um "groove" junto com o baixista, pois são eles que
dão sustentação à música. Seja um músico maduro e disciplinado!
Esteja atento ao
dirigente de louvor, pois é ele quem conduz as voltas da música.
Os pratos não possuem
o mesmo som. Utilize-os corretamente, para não atrapalhar o desenvolvimento da
harmonia.
Um instrumento não toca sozinho, depende de você; logo, não
tenha medo de tocá-lo.
Durante as
ministrações, lembre-se que você não está tocando no seu CD solo, deixe os
outros tocarem também. Não seja cansativo! Mantenha a disciplina musical e
procure trabalhar o "groove" junto com o baterista.
Tenha uma boa
variedade ritmica, baixista sem "swing" é pior que gringo tocando
música brasileira.
Não use
"slap" em música de "adoração" - é o mesmo que bateria de
escola de samba no meio de uma valsa.
O que você aprendeu
hoje, não é necessário aplicar na primeira música que tocar.
Guitarrista:
Procure se coordenar com o tecladista para que não haja
"excesso" de harmonia.
Procure ouvir todos
os instrumentos quando estiver ministrando e lembre-se que você não está
tocando um CD solo. Não seja cansativo, pois existe o momento certo para se
fazer solos. Esteja sensível! Seja maduro!
Procure com
diligência a sonorização ideal e os efeitos a serem utilizados de acordo com as
canções que estão sendo ministradas.
Não é necessário
tocar todo tempo, explore as pausas criando assim, expectativa.
Procure ser um
guitarrista versátil, estudando vários estilos e ritmos.
Backing Vocal:
O "back vocal" apesar de ser um grupo de pessoas,
é um instrumento só, e como tal, é necessário estar no contexto do arranjo
geral. Não pode ser um instrumento solto.
Procure atingir nos
ensaios, o equilíbrio de voz entre todos. É necessário timbrar as vozes e estar
atento à afinação.
Procure cantar dentro
da sua tessitura (extensão vocal). Faça divisão de vozes, pois isso enriquecerá
a música.
Fique atento aos
sinais do dirigente de louvor para não cantar outra parte da música
atrapalhando assim, o fluir do cântico.
Desenvolva expressão
quando estiver cantando.
Cuidado com os
improvisos, pois em excesso podem se tornar cansativo e ao mesmo tempo
atrapalhar o dirigente.
Técnico de Som:
É importante estudar e conhecer os equipamentos para poder
utilizá-los da melhor maneira, evitando também danos nos equipamentos por causa
do seu uso inadequado. Existem muitos "curiosos" atuando nesta área.
Cuidado com o volume
dos instrumentos para não saturar o ambiente e provocar incômodo aos ouvintes.
Lembre-se que o
volume das vozes deve ser maior em relação aos instrumentos para que as pessoas
entendam o que está sendo falado ou cantado.
Sua participação no
culto é fundamental. Fique atento! Não fique "viajando". Concentração
total! Quando você estiver escalado para atuar no som, não se distraia e nem se
ocupe com outras atividades: servir a ceia, fazer o ofertório, cuidar dos
carros estacionados, etc. Saiba que já existem pessoas escaladas para estas
atividades. Isso parece um absurdo mencionar, mas acontece, e muito...
Seja amável e educado
quando as pessoas vierem te falar ou orientar algo relacionado ao som.
Não atrapalhe a
ministração! Quando surgir algum problema seja discreto para poder
solucioná-lo.
Depois de mixado os
volumes, não há mais necessidade de ficar mexendo na mesa de som. Portanto, não
mexa mais no som, pois isso atrapalha o bom andamento da ministração. Participe
da ministração!
Cuide dos
equipamentos como se fosse seu! Devemos zelar pelas coisas de Deus.
A postura do Músico:
Aprenda a honrar e respeitar seus líderes. Seja submisso!
Cumpra com seus
compromissos (horários, ensaios, reuniões, etc). Seja uma pessoa de palavra!
Aprenda a servir com
alegria (Rm 14:17-18).
Esteja concentrado
quando vier para o culto. Se você chegar mais cedo dedique um tempo à oração.
Quando os teus companheiros chegarem, não fique tocando
"instrumental", mas procure ensaiar as músicas que irão ser
ministradas naquele culto. Depois, dedique um momento de oração junto com os
teus companheiros.
Cuidado com a sua
aparência (vestuário) para que não haja comentários negativos entre as pessoas.
Seja prudente!
Cuidado com as
brincadeiras e piadas fora de hora (Sl 37:30).
Não fique
"voando"! Participe de todos os momentos da ministração.
Profetize através da
música! (I Crô 25:1). Não seja um músico medíocre! Leia, estude e medite a
Palavra de Deus, pois Ela é quem nos traz inspiração e unção. Profecia =
Inspiração: vem da Palavra de Deus - Unção (Jo 6:63) - definição: Atos 10:38 -
é poder! É a presença de Deus manifesta na pessoa do Espírito Santo. Lembre-se:
"A base do seu ministério deve ser a meditação e oração".
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