Ezequiel
38:1 profetizou sobre a vinda de um terrível rei, Gogue, da terra de Magogue,
para opor o povo restaurado de Deus. Os capítulos 38 e 39 descrevem a
preparação dos exércitos que apoiaram Gogue, o seu ataque contra o povo de Deus
e a sua repentina derrota por Deus. As nações que iam participar com Gogue na
batalha representam diversos povos gentios. É interessante notar que a maioria desses
nomes vem de Gênesis 10, das listas de descendentes de Jafé e Cam. Nenhum deles
se encontra na lista dos descendentes de Sem.
A linhagem
da promessa é traçada através de Sem. Abraão, Davi e Jesus são descendentes de
Sem. Jafé e Cam, por sua vez, eram antepassados de muitas nações ímpias,
conhecidas geralmente como gentios. Essas informações esclarecem para nós a
simbologia de Ezequiel 38 e 39. Os exércitos de Gogue de Magogue representam os
inimigos do povo de Deus tentando derrubar Israel restaurado.
Nada no
contexto (um livro que usa um estilo apocalíptico) sugere que Gogue seria uma
determinada pessoa histórica. Capítulo 37 é simbólico (ele fala da ressurreição
de pessoas num vale cheio de ossos secos). Capítulos 40-48, também, são
simbólicos (falam de uma cidade especial e um templo figurado que representam a
presença de Deus no meio de seu povo redimido). No mesmo estilo, o profeta usa
Gogue para representar a ameaça dos ímpios que tentariam derrotar o reino de
Deus.
Numa
profecia menos detalhada, Gogue e Magogue reaparecem em Apocalipse 20:8-10.
Esta vez, Satanás é visto como o líder verdadeiro deles. O resultado é o mesmo:
a súbita e decisiva vitória das forças de Deus. Como foi o caso em Ezequiel, o
contexto no Apocalipse usa linguagem figurada, e não sugere uma pessoa
específica e histórica.
Há muitas
teorias e especulações fantásticas sobre passagens como estas, que deixam
muitas pessoas tentando interpretar sinais sobre os fins dos tempos. Um dos
grandes perigos desse tipo de interpretação é que as pessoas ficam olhando para
ameaças externas e esquecem do inimigo maior: as tentações da carne que levam
muitos a perdição (veja Tiago 1:14-15; Gálatas 5:19-21).
A mensagem
da Bíblia para nós ensina que cada pessoa deve se preparar para sua própria
morte, ou para a volta de Jesus, que será como ladrão da noite (2 Pedro 3:10). Naquele
dia, ele nos julgará (João 5:27-29).
Nenhum comentário:
Postar um comentário