Há milhares de anos, Satanás
entrou no belo jardim de Deus, na forma de uma serpente, e pegou Adão e Eva em
sua armadilha. Desde aquele dia até agora, Satanás tem sido o principal inimigo
do homem. Até mesmo nestes dias, o diabo anda rugindo como um leão que nos quer
devorar (1 Pedro 5:8). Ele emprega muitos métodos. Usando vários disfarces, ele
tenta, seduz e engana (2 Coríntios 11:14-15; 2 Tessalonicenses 2:9-12; 1 Coríntios
7:5). Ele também aflige, persegue e ataca (2 Coríntios 12:7; Apocalipse 2:10; 1
Tessalonicenses 2:18). Ele usa aliados tais como principados e poderes, e o
próprio mundo (Efésios 2:1-2; 6:11-12; 1 João 5:19). Muitos dos que enfrentam
esta batalha espiritual poderiam prontamente fazer eco à exclamação de Paulo:
"Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?"
(Romanos 7:24).
A Vitória de Cristo sobre
Satanás
No próprio jardim onde o
homem primeiramente sucumbiu à armadilha do diabo, Deus prometeu um libertador.
"Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu
descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar"
(Gênesis 3:15). É muito incomum ver na Bíblia uma referência ao descendente de
uma mulher. Quase sempre a linhagem foi contada através do pai. Em toda a
história humana depois de Adão, só houve um que não teve um pai humano: Jesus
Cristo. E assim este texto fala do conflito entre Jesus e Satanás. Mantendo a
imagem da serpente, o texto fala de Jesus pisando nele, por assim dizer.
Fazendo isto, ele teria seu calcanhar ferido (um dano relativamente pequeno),
mas também esmagaria a cabeça do tentador (um ferimento mortal). Através do
Velho Testamento, a humanidade permaneceu amarrada por Satanás, aguardando o
cumprimento desta promessa gloriosa.
Finalmente nasceu o
Salvador. Ele passou alguns anos "curando a todos os oprimidos do
diabo" (Atos 10:38). Olhe especialmente para os exemplos em que Jesus
expulsou demônios (note Marcos 1:23-28; 5:1-20; 9:14-29; Mateus 9:32-37; 12:22;
Lucas 13:10- 17). É notável que Jesus subjugou os demônios com autoridade. Ele
não gritou, não lutou, não usou nenhum encantamento ou instrumento mágico. Ele
simplesmente disse uma palavra, e os demônios saíram. Jesus ligou sua expulsão
de demônios a seu trabalho maior de esmagar Satanás. "Se, porém, eu
expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus
sobre vós. Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens
sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa" (Mateus 12:28-29).
Jesus veio ao mundo para roubar do diabo as almas que tinham estado sob seu
domínio. Mas primeiro ele teve que amarrar Satanás, o que ele estava fazendo ao
expulsar demônios. Então o cenário estaria preparado para que ele tomasse o
domínio do diabo, o domínio que este exercia sobre os homens.
Em repetidas ocasiões,
especialmente próximo do fim do seu ministério, Jesus indicava que a crise
estava se aproximando. "Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago"
(Lucas 10:18). "Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu
príncipe será expulso" (João 12:31). "Do juízo, porque o príncipe
deste mundo já está julgado" (João 16:11, veja também 14:30).
Textos incontáveis, escritos
depois da ressurreição de Cristo, mostram-no como o vencedor que derrotou a
Satanás. Jesus afirmou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na
terra" (Mateus 28:18). "O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o
dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima
de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se
possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as
cousas debaixo dos pés . . ." (Efésios 1:20-22). ". . . Por meio da
ressurreição de Jesus Cristo; o qual, depois de ir para o céu, está a destra de
Deus, ficando-lhe subordinados os anjos, e potestades, e poderes" (1 Pedro
3:21-22). "E, despojando os principados e as potestades, publicamente os
expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz" (1 João 3:8). Apocalipse
apresenta esta grande vitória de Jesus sobre o diabo em forma simbólica
(capítulo 12). Nosso Senhor Jesus Cristo derrotou totalmente o antigo inimigo
do homem. O Senhor seja louvado!
Nossa Libertação
Nossa própria vitória sobre
Satanás está intimamente ligada com o triunfo de Cristo. "Visto, pois, que
os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele,
igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o
poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte,
estavam sujeitos à escravidão por toda a vida" (Hebreus 2:14:15). Jesus
veio para destruir o diabo e libertar seus súditos. Depois de descrever sua
batalha sem sucesso contra a lei do pecado e da morte em Romanos 7, Paulo
mostrou que, em Cristo, somos libertados da escravidão (Romanos 7:25; 8:1-4).
Cristo é nosso meio de vitória nesta luta aparentemente sem esperança: "Em
todas estas cousas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos
amou" (Romanos 8:37). Ele continuou citando principados e poderes como
duas forças que não podem separar-nos do amor de Deus em Cristo (Romanos
8:38-39). "E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a
Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco" (Romanos 16:20).
Gálatas 4 e Colossenses 2 também mostram como Cristo nos liberta do domínio do
diabo.
Isto não significa,
obviamente, que derrotamos o diabo em Cristo, sem esforço. Lutamos contra
"principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso,
contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12).
Mas apesar da ferocidade do oponente, o Senhor dá a força do seu poder, com a
qual podemos resistir firmemente ao diabo. Ele também nos diz exatamente que
armadura usar na batalha: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para
que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer
inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo- vos com a verdade e vestindo-vos da
couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos
inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do
Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica . . ."
(Efésios 6:13-18). Note, por favor, que a armadura é especificada.
Freqüentemente, nestes dias, as pessoas tentam travar batalhas espirituais
contra o diabo e seus servos com outros instrumentos, que a palavra de Deus
nunca menciona. Neste texto, é a própria Escritura que recebe a principal
atenção: "a verdade", "o evangelho", "a palavra de
Deus".
Conceitos Errados Sobre a
Libertação
Algumas pessoas põem
demasiada ênfase no poder de Satanás. Nos seus cultos eles dão mais atenção aos
demônios do que ao próprio Cristo. Deste modo, eles minimizam a
responsabilidade humana e oferecem desculpas para o pecado. O diabo não pode
ser culpado pelo pecado. Ele de fato tenta, mas o pecado ocorre quando nos
permitimos ser seduzidos pelos nossos próprios desejos (Tiago 1:14-15). Somos
capazes de resistir ao diabo e, se o fizermos, ele fugirá (Tiago 4:7). Deus não
permitirá que sejamos tentados acima de nossas forças para resistir; para cada
tentação há uma maneira de escapar que é dada pelo Senhor (1 Coríntios 10:13).
É um erro sério dedicar mais atenção ao diabo do que ao Senhor. É errado pensar
que, em certos casos, somos impotentes para resistir a algum tipo de força
superior que o diabo emprega. Eu sou responsável por minhas ações, e quando eu
peco não tenho ninguém a quem culpar senão a mim mesmo.
Outro ponto de vista errado
é que palavras mágicas ou objetos especiais são necessários para expelir o
poder de Satanás da vida de uma pessoa. A feitiçaria nos dias do Novo
Testamento se apoiava na repetição de palavras especiais para superar a
influência do diabo, mas Jesus condenou esta idéia (Mateus 6:7). A repetição
até mesmo do nome de Jesus, de modo supersticioso, virou contra aqueles que o
tentaram (Atos 19:13-16). É o poder de Cristo, não a mágica de alguma frase ou
objeto que supera Satanás.
Também não podemos superar o
diabo através da obediência a regras e leis humanas. Este foi, basicamente, o
problema sobre o qual Paulo escreveu em Colossenses 2. Ele falou de regras que
os homens inventam para tentarem ser mais espirituais, e disse que elas não dão
certo. Através dos séculos, homens têm tentado repelir o diabo através de
ascetismo. Jejum, auto-flagelação, e a negação de prazeres lícitos são
freqüentemente vistos como maneiras de superar o diabo. Mas o argumento de
Paulo em Colossenses 2 é que Cristo e seus mandamentos são tudo o que
necessitamos para superar "todo principado e potestade"(Colossenses
2:10, veja 16-23).
Finalmente, o diabo não é
superado por espetáculos teatrais. Confrontos verbais com o diabo e gritaria
não têm base na Bíblia. Cristo e os apóstolos tinham poder especial para
ordenar aos demônios que saíssem das pessoas, mas ordenavam calma e
deliberadamente. As Escrituras que Jesus e seus discípulos nos deixaram nos
ensinam a usufruir de seu poder em nossas vidas pela submissão a ele e pelo uso
da armadura que ele nos deu.
Jesus venceu Satanás. Em
Cristo, nós também podemos vencer.
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