"E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado." Gênesis 2:8
Existem muitas teorias, inclusive a de que o jardim jamais existiu, que se tratava somente de uma lenda ou metáfora.
Vou resumir nesta postagem, algumas colocações e considerações que podem nos levar à pelo menos imaginar o que tenha acontecido.
Para início de conversa, vamos analisar os versículos acima do citado no início da postagem.
"E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra." Gênesis 2:5-6
Para início de conversa, ainda não havia vegetação quando Deus criou o homem. Somente terra. Então segue o versículo 8 do mesmo capítulo, indicando que Deus criou o jardim e pôs o homem para cuidar dele.
Daí logo veio a ordem explícita de não tocar no fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e o final todos já somos conhecedores.
E se o jardim foi destruído? Uma possibilidade. Vale a pena lembrar que séculos depois, Deus mandou o dilúvio sobre a Terra que destruiu tudo. Se realmente o jardim do Éden estava em algum local da Terra, foi varrido pelas águas.
Ainda existe uma outra teoria a se ponderar. Após o homem ter pecado, Deus em conversa com o Senhor Jesus e o Espírito Santo, decide tomar uma decisão:
"Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O SENHOR Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado." Gênesis 3:22-23
A observação fica por conta da árvore da vida. Você lembra onde achamos outra referência a respeito dessa árvore? Vejamos:
"No meio da sua praça, de uma a outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos." Apocalipse 22:2
Se Deus arrancou o homem do Éden para não comer da árvore da vida, então seguindo a lógica de acordo com a visão de João, o jardim se encontra com Deus no céu.
Isso não impede também que entendamos que o jardim se encontra em um plano espiritual, já que Deus passeava no mesmo no fim da tarde (Gênesis 3:8). Deus é espírito, o homem era espírito e carne. A partir do momento que foi expulso, perdeu a condição de contemplar a face de Deus (Êxodo 33:20).
O que podemos ter a mais absoluta certeza é que pela fé, cremos que o jardim do Éden realmente existiu. Aliás, existe. É o paraíso prometido aos que creêm, vencedores, fiéis até o fim.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." Apocalipse 2:7
Deus abençoe a todos em o nome do Senhor Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário