quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Isso acontece com muita gente dentro das grejas


Porque Eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos Meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para Mim, e Eu Me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós Me roubais e dizeis: Em que Te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a Mim Me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na Minha casa; e provai-Me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Malaquias 3.6-10

"Porque Eu, o Senhor, não mudo, vós não sois consumidos..." A condição precária do povo se devia não ao fato de Deus haver mudado, porque Ele não muda. Foram os filhos de Israel que mudaram seu comportamento em relação a Deus. Como consequência disso, houve uma mudança em sua própria qualidade de vida.

Eles se desviaram e não guardaram os estatutos de Deus. Toda empresa, toda instituição e toda nação têm seus estatutos que regem suas normas. E esses estatutos devem ser respeitados. O não cumprimento deles trazem consequências drásticas aos seus infratores. Com Deus não é diferente. Há um estatuto a ser cumprido e quem se desvia dele sofre as consequências.

Disse Deus: “Tornai-vos para Mim e Eu Me tornarei a vocês.” Dizer a uma pessoa incrédula para voltar-se para Deus é uma coisa de fácil compreensão, mas dizer para um povo que supostamente conhece a Deus que deve se voltar para Ele, com certeza a resposta será esta: “MAS EM QUE havemos de tornar?”. Isso quer dizer que a pessoa que responde desta forma acredita que já fez tudo o que deveria ser feito, e por isso questiona: “MAS EM QUÊ?”. Olhe a resposta de Deus a esse povo: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós Me roubais.” Como uma pessoa correta vai aceitar o fato de estar roubando alguém, principalmente a Deus? Por isso o povo pergunta: “EM QUE te roubamos?”. E Deus mostra: “Nos dízimos e nas ofertas.” Por isso a maldição fazia parte da vida deles. A maldição vem pela desobediência, mas o nosso Deus abençoa a todos.

Deus pede ao povo para trazer os dízimos e as ofertas e sugere que se faça uma prova com Ele. Em nenhuma outra situação Deus convida as pessoas a prová-Lo, senão em relação aos dízimos e às ofertas. Não havia necessidade de falar que Ele é o Senhor dos Exércitos, bastaria dizer Senhor, mas faz questão de dizer Senhor dos Exércitos para afirmar que Ele é o Senhor das batalhas, e os fiéis fazem parte desse exército.

Aos que O provam, Ele promete abrir as janelas dos céus e derramar bênção sem medida. Uma coisa são bênçãos que se podem medir, outra são bênçãos imensuráveis, tamanha sua grandeza. Por causa desse reconhecimento do senhorio do Senhor Jesus, Ele mesmo repreende o devorador. É tão forte isso que o próprio Deus diz ao diabo: “Porque esta pessoa Me serve, Eu te repreendo!"

Com certeza o questionamento do povo era: “Por que faço tudo correto e a terra é estéril? Por que meu dinheiro não rende? Por que estou tendo tantas perdas?” O cumprimento dos estatutos de Deus faz com que a terra deixe de ser estéril. Nós temos, oficialmente reconhecidas no mundo, 194 nações. Você pode imaginar todas elas considerando você feliz? Quem faz parte desta nação santa, de um povo de propriedade exclusiva de Deus, tem que ser considerado feliz por todos. A terra dessa nação tem que ser diferente, a terra deleitosa.

 

EXÉRCITO DE CRISTO OU SOLDADOS COVARDES?


Proclamai isto entre os gentios; preparai a guerra, suscitai os fortes; cheguem-se, subam todos os homens de guerra. Joel 3:9



Não são poucas as vezes que ouvimos essa expressão “faço parte do exercito de Cristo” mais será que as pessoas que usam essa frase sabem de fato o conteúdo embutido nela? Quem participa deste exercito, nunca recua, procura conhecer as artimanhas do inimigo e permanece imune aos seus métodos, o soldado deste agrupamento é treinado para encarar, destruir, esmagar, humilhar o exercito inimigo, Este soldado, por mais fraco que seja, possui dentro de si, uma força de multidões, porque mesmo aparentemente ele estando sozinho ao seu lado tem um aliado, O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Salmos 34:7, Este, de uma só vez, derruba milhões, Então saiu o anjo do Senhor, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, quando se levantaram pela manhã cedo, eis que todos estes eram corpos mortos. Isaías 37:36, o Líder deste grupo, nada mais é  que, Senhor Absoluto! Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 1:3

Sabemos que, quem participa de um exercito, são pessoas capacitadas, pessoas selecionadas e escolhidas para este fim. Quando uma pessoa é chamada para a milícia, ela já esta consciente que irá para guerrear, dentro da sua mente já está focado, que, ela tem que batalhar. E, que nesta batalha só pode haver um vencedor, ou ela, ou o seu inimigo, então a pessoa em si, já se alista, convicta, que terá que lutar mesmo que isto custe a sua vida.

Então te pergunto; quando você veio fazer parte deste batalhão que busca entrar no Céu, estava em sua mente este pensamento? A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16, Porque se você pensava diferente, você tem que urgentemente se reescrever, pegar as primeiras orientações e começar a alinhar-se devidamente neste grupo. Porque os desorientados, incapacitados, covardes não conseguem permanecer nele por muito tempo, agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. Juízes 7:3. Muitos dizem que fazem parte dele, mais, estão simplesmente disfarçados, porque eles são agentes do inimigo, distorcem a verdade de Cristo, e, induzem aqueles que são escolhidos por Deus a cair em emboscadas, muitos têm modo de crente, palavras de crente, veste de crente, mais o coração do inimigo, trama as escondidas, maneiras, para extorquir aqueles que têm menos conhecimentos, ou, até mesmo, aqueles que de bom coração vivem na base da fé, muitos, armam ciladas, para usurpar o que é dos outros, com conversas amáveis, pegam inocentes e colocar nos laços de satanás.

Há aqueles que batem no peito e dizem “eu sou do exercito de Cristo” vestem até camisas, porém as suas atitudes não condiz com suas palavras, pois quando vê o inimigo na sua frente, quando surge qualquer problemazinho, pensa logo em desistir, Este certamente, engana-se, porque Jesus jamais chamou covardes para o lado Dele, Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.2 Timóteo 2:3, estes, fogem porque não conhecem o seu Senhor, Jesus nunca disse que seria fácil, mais Ele nos garantiu que teríamos vitorias. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

Jesus chama pessoas que desejam lutar, essa pessoa vai passar por tribulações, porém certa que, ela irá vencer, mas, terão que guerrear. No entanto o que mais vemos são soldados frouxos, pensemos; quais são as batalhas que podemos enfrentar em nosso dia a dia? Não são as lutas, as aflições, os problemas, os acoitem e lanças que as potestades das trevas arremessam em nossa direção?

E quais as armas que temos que levar conosco para essa Guerra Espiritual? Fé, Obediência e oração, Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2 Coríntios 10:4, Você vai lutar, vai chorar, vai ficar ferido, vai tropeçar em armadilhas, mais nunca ficará prostrado, nunca o inimigo irá te vencer, porque a sua vitória, virá daquele que é vencedor invicto, Jesus Cristo, o que venceu a morte, venceu o inferno e pisou em satanás. Apenas coloque isso dentro de você, Jesus foi ao inferno e tomou à chave que podia te prender, das mãos do inimigo, o poder que Jesus tem é inigualável, ninguém pode detê-lo, Apenas continue firme, tudo é uma questão de tempo, Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7. Se você faz parte deste exercito, porque você esta com medo de enfrentar o inimigo, Se o Teu Comandante já o derrotou? Só Revista-se de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Efésios 6:11

Aquele que segue este Exército precisa crê, que, quem esta no comando é o General de guerra, e, Este, já derrotou o nosso inimigo. Você pode não esta vendo, mais Ele já está lá a frente, já abriu trilhas para você passar, já venceu o batalhão que podia te perseguir, já destruiu acampamento do inimigo e já jogou por terra seu exercito inteiro, O Senhor já venceu está batalha para você, Ele, já esta sentado com sua vitória na mão, apenas esperando sua chegada, Ele quer que você apenas siga dentro das instruções que Ele te deu. Siga em frente, não olhes as circunstancias, não volte atrás, apenas use a sua fé, acredite, a vitória é para os que acreditam, Se Deus te chamou, lute, você vai conseguir vencer.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Você precisa ver estas 7 fotos emocionantes e tristes que vão fazer você pensar sobre a vida



Esta mensagem não é para fazer você lembrar das tragédias e coisas ruins da vida, mas sim para mostrar e lembrar a você que nossas vidas podem mudar em um instante. Viva como se hoje fosse o último dia de sua vida. Diga “eu te amo” para quem você ama, trate as pessoas com carinho e generosidade, seja honesto e faça algo para tonar o mundo melhor. Valorize a sua vida.


1 – A irmã de uma professora descobre que ela foi morta em um atentado ocorrido em uma escola primária dos Estados Unidos.
sister-sandy-hook


2 – O filho de um soldado recebe a bandeira de seu país em homenagem ao seu pai falecido na guerra.

boy-mourns-father


3 – Este cachorro ficou por horas e horas deitado em cima do túmulo de seu falecido dono.
dog-waits-on-grave


4 – Uma família se afasta de sua casa que foi destruída por um furacão.
OK-aftermath


5 – A irmã de um soldado cai na grama chorando pela morte de seu irmão.
 grave-of-brother


6 – Um homem carrega a carcaça de uma vaca que morreu de fome e sede no sertão nordestino.
sertao


7 – Casal abraçado entre os escombros de uma fábrica que desabou em Bangladesh.
fotos-emocionantes-32

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Deus sempre age certo


Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta. Mas Deus lhe deu um cacto e uma lagarta. O homem ficou triste pois não entendeu o porquê do seu pedido vir errado.

Daí pensou: Também, com tanta gente para atender… e resolveu não questionar.

Passado algum tempo, o homem foi verificar o pedido que deixou esquecido. Para sua surpresa, do espinhoso e feio cacto havia nascido a mais bela das flores e a horrível lagarta transformara-se em uma belíssima borboleta.

Deus sempre age certo. O seu caminho é o melhor, mesmo que aos nossos olhos pareça estar dando tudo errado.

Se você pediu a Deus uma coisa e recebeu outra, confie. Tenha a certeza de que Ele sempre dá o que você precisa, no momento certo.

Nem sempre o que você deseja…, é o que você precisa. Como Ele nunca erra na entrega de seus pedidos, siga em frente sem murmurar ou duvidar.


O espinho de hoje…, será a flor de amanhã !

Uma lição de vida


No primeiro dia de aula nosso professor se apresentou aos alunos, e nos desafiou a que nos apresentássemos a alguém que não conhecêssemos ainda.

Eu fiquei em pé para olhar ao redor quando uma mão suave tocou meu ombro. Olhei para trás e vi uma pequena senhora, velhinha e enrugada, sorrindo radiante para mim. Um sorriso lindo que iluminava todo o seu ser.

Ela disse:”Ei, bonitão.
Meu nome é Rosa. Eu tenho oitenta e sete anos de idade.

Eu ri, e respondi entusiasticamente: “É claro que pode!”, e ela me deu um gigantesco apertão.

Não resisti e perguntei-lhe: “Por que você está na faculdade em tão tenra e inocente idade?”, e ela respondeu brincalhona: “Estou aqui para encontrar um marido rico, casar, ter um casal de filhos, e então me aposentar e viajar.”

“Está brincando”, eu disse. Eu estava curioso em saber o que a havia motivado a entrar neste desafio com a sua idade, e ela disse: “Eu sempre sonhei em ter um estudo universitário, e agora estou tendo um!”

Após a aula nós caminhamos para o prédio da união dos estudantes, e dividimos um milk-shake de chocolate. Tornamo-nos amigos instantaneamente. Todos os dias nos próximos três meses nós teríamos aula juntos e falaríamos sem parar. Eu ficava sempre extasiado ouvindo aquela “máquina do tempo” compartilhar sua experiência e sabedoria comigo.

No decurso de um ano, Rose tornou-se um ícone no campus universitário, e fazia amigos facilmente, onde quer que fosse. Ela adorava vestir-se bem, e revelava-se na atenção que lhe davam os outros estudantes. Ela estava curtindo a vida! No fim do semestre nós convidamos Rose para falar no nosso banquete de futebol. Jamais esquecerei o que ela nos ensinou.

Ela foi apresentada e se aproximou do podium. Quando ela começou a ler a sua fala, já preparada, deixou cair três, das cinco folhas no chão. Frustrada e um pouco embaraçada, ela pegou o microfone e disse simplesmente: “Desculpem-me, eu estou tão nervosa! Eu não conseguirei colocar meus papéis em ordem de novo, então deixem-me apenas falar para vocês sobre aquilo que eu sei.”

Enquanto nós ríamos, ela limpou sua garganta e começou: “Nós não paramos de jogar porque ficamos velhos”. Nós nos tornamos velhos porque paramos de jogar. Existem somente quatro segredos para continuarmos jovens, felizes e conseguir o sucesso.

Primeiro você precisa rir e encontrar humor em cada dia.

“Ficar velho é obrigatório, crescer é opcional”.

Terceiro, há uma enorme diferença entre envelhecer e crescer. Se você tem dezenove anos de idade e ficar deitado na cama por um ano inteiro, sem fazer nada de produtivo, você ficará com vinte anos.

Se eu tenho oitenta e sete anos e ficar na cama por um ano e não fizer coisa alguma, eu ficarei com oitenta e oito anos. Qualquer um, mais cedo ou mais tarde ficará mais velho. Isso não exige talento nem habilidade, é uma conseqüência natural da vida. A idéia é crescer através das oportunidades.

E por último, não tenha remorsos. Os velhos geralmente não se arrependem por aquilo que fizeram, mas sim por aquelas coisas que deixaram de fazer. As lágrimas mais amargas diante de um túmulo, são mais por palavra não ditas do que por palavras ditas, portanto, não tenha medo de viver.

Ela concluiu seu discurso cantando corajosamente “A Rosa”. Ela desafiou a cada um de nós a estudar poesia e vivê-la em nossa vida diária. No fim do ano Rose terminou o último ano da faculdade que começara há tantos anos atrás.

Uma semana depois da formatura, Rose morreu tranquilamente em seu sono.

Mais de dois mil alunos da faculdade foram ao seu funeral, em tributo à maravilhosa mulher que ensinou, através de seu exemplo, que nunca é tarde demais para ser tudo aquilo que você pode provavelmente ser, se realmente desejar.


Segundo, você precisa ter um sonho. Quando você perde seus sonhos, você morre. Nós temos tantas pessoas caminhando por aí que estão mortas e nem desconfiam!

Deus e Você


Só Deus pode criar
Mas você pode valorizar o que Ele criou

Só Deus pode dar a vida
Mas você pode transmiti-la e respeita-la

Só Deus pode dar a saúde
Mas você pode orientar e guiar

Só Deus pode dar a fé
Mas você pode dar o seu testemunho

Só Deus pode infundir esperança
Mas você pode restituir a confiança ao irmão

Só Deus pode dar o amor
Mas você pode ensinar o seu irmão a amar

Só Deus pode dar a paz
Mas você pode semear a união

Só Deus pode dar a alegria
Mas você pode sorrir a todos

Só Deus pode dar a força
Mas você pode apoiar quem desanimou

Só Deus é o caminho
Mas você pode indica-lo aos outros

Só Deus é a luz
Mas você pode faze-la brilhar aos olhos dos seus irmãos

Só Deus é a vida
Mas você pode restituir aos outros o desejo de viver

Só Deus pode fazer milagres
Mas você pode ser aquele que trouxe os cinco pães e os dois peixes

Só Deus pode fazer o que parece impossível
Mas você pode fazer o possível

Só Deus se basta a si mesmo,

Mas ele preferiu contar com você.

Família, nosso maior bem

Eu estava correndo e de repente um estranho trombou em mim:

- Oh, me desculpe “por favor”, foi a minha reação.

E ele disse:

- Ah, desculpe-me também, eu simplesmente nem te vi!

Nós fomos muito educados um com o outro, aquele estranho e eu. Então, nos despedimos e cada um foi para o seu lado. Mais tarde naquele dia, eu estava fazendo o jantar e meu filho parou do meu lado tão em silêncio que eu nem percebi. Quando eu me virei, tomei o maior susto e lhe dei uma bronca.

- Saia do meu caminho filho!

E eu disse aquilo com certa braveza. E ele foi embora, certamente com seu pequeno coração partido. Eu nem imaginava como havia sido rude com ele.

Quando eu fui me deitar, eu podia ouvir a voz calma e doce de Deus me dizendo:

- Quando falava com um estranho, quanta cortesia você usou! Mas com seu filho, a criança que você ama, você nem sequer se preocupou com isso! Olhe no chão da cozinha, você verá algumas flores perto da porta. São flores que ele trouxe para você. Ele mesmo as pegou. a cor-de-rosa, a amarela e a azul. Ele ficou quietinho para não estragar a surpresa e você nem viu as lágrimas nos olhos dele.

Nesse momento, eu me senti muito pequena. E agora, o meu coração era quem derramava lágrimas. Então eu fui até a cama dele e ajoelhei ao seu lado.

- Acorde filhinho, acorde. Estas são as flores que você pegou para mim?

Ele sorriu,

- Eu as encontrei embaixo da árvore. Eu as peguei porque as achei tão bonitas como você!. Eu sabia que você iria gostar, especialmente da azul.

Eu disse:

- Filho, eu sinto muito pela maneira como agi hoje. Eu não devia ter gritado com você daquela maneira.

- Ah mamãe, não tem problema, eu te amo mesmo assim!!

- Eu também te amo. E eu adorei as flores, especialmente a azul.

Você já parou pra pensar que, se morrermos amanhã, a empresa para qual trabalhamos poderá facilmente nos substituir em uma questão de dias. Mas as pessoas que nos amam, a família que deixamos para trás, os nossos filhos, sentirão essa perda para o resto de suas vidas. E nós raramente paramos para pensar nisso.

Às vezes colocamos nosso esforço em coisas muito menos importantes que nossa família, que as pessoas que nos amam, e não nos damos conta do que realmente estamos perdendo.

Perdemos o tempo de sermos carinhosos, de dizer um “Eu te amo”, de dizer um “Obrigado”, de dar um sorriso, ou de dizer o quanto cada pessoa é importante para nós.

Ao invés disso, muitas vezes agimos rudemente, e não percebemos o quanto isso machuca os nossos entes queridos.


A família é o nosso maior bem!!!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

“Ainda existe Machismo”, declaram Pastoras Batistas Nacionais

“Ainda existe Machismo”, declaram Pastoras Batistas NacionaisRubenia, Myrian, Sueli e Maria das Dores tem algumas coisas em comum. São mulheres, mães, esposas e exercem ativamente o ministério pastoral feminino. Algumas delas declaram já terem sofrido com preconceito e machismo, mas todas concordam numa coisa: não se importam com o que pensam, pois são felizes cuidando de vidas.
Elas são apenas 4 exemplos de um universo que é cada vez maior no Brasil: o pastorado feminino. Negar que ele exista não vai mudar em nada o fato de que Deus tem feito muito através da vida destas e outras mulheres. Para muitos, a discussão chegou tarde nos arraiais batistas. Para outros, chega em bom tempo: em tempos de mudança.

Leia o breve relato destes testemunhos.

“Jesus veio libertar a mulher” – Pra. Sueli Ligabo

Meu nome é Sueli Veras Ligabo, tenho 50 anos de idade, pastoreio há 20 anos na Igreja Batista da Convenção Batista Nacional em São Carlos, interior de SP. Sou pastora juntamente com meu esposo Pr. Luís Henrique Ligabo. Fui ordenada pela ordem de Ministros Batistas Nacionais de Minas Gerais em 2004, em Belo Horizonte. Junto comigo foram ordenadas mais 10 pastoras ao ministério da Palavra. Atuo em minha Igreja juntamente com meu esposo pastor, exerço livremente o ministério de ensino em todas as faixas etárias, inclusive pregação. Ministro a ceia junto com meu marido e na sua ausência também. Já ministrei em outros estados e países como Itália e Chile. Existem ainda alguns pastores que não reconhecem a mulher como pastora, mas se a mulher exerce atividade pastoral ele é sim uma pastora. Deve dar bom testemunho como todo pastor e fazer jus ao chamado pastoral. Jesus veio para libertar a mulher. Acho difícil a mulher solteira, ou que tenha um marido que não é pastor, exercer o ministério. Mas também não é impossível. Há muitas mulheres que o fazem, por exemplo, a Apóstola Valnice.

“As pessoas entendem o ser pastor ou pastora como um título, um sinal de status e não como um chamado vindo da parte do Senhor” – Pra. Myrian Rosário

Meu nome é Myrian Rosário e pertenço à Igreja Batista Quatro de Julho (da Convenção Batista Brasileira) no Rio de Janeiro. Tenho nove anos de consagração ao ministério pastoral, mas trabalho na liderança desde 1996, quando ainda era solteira. Casei-me em 2001, graduei-me no Seminário ainda solteira (1999), e bem antes do meu marido (2003). Já tinha um ministério consolidado antes de me casar. Não sou pastora porque sou a esposa do pastor! Na igreja já atuei como professora e superintendente de EBD, líder de jovens, líder de adolescentes e há 10 anos ministro, com o meu marido, o Curso Casados Para Sempre. Também ministro o Curso Mulher Única – da Universidade da Família. Liderei células, fiz discipulado com jovens e adolescentes por anos, trabalhei com aconselhamento de jovens, adolescentes, mulheres e também de namorados e noivos, ministrando um preparo para o casamento e acompanhando namoros desde o início. 

Prego a Palavra mas ainda não ministrei ceia ou batismo. No exercício do meu ministério como pastora, nunca encontrei muita “dificuldade”. Alguns entraves talvez. Por exemplo, quando sai da Igreja Batista Nacional de Jardim Guançã, onde fui consagrada juntamente com o meu marido, e fomos para uma outra igreja da CBN, a primeira providência do pastor de lá foi ir até a minha casa dizendo que tinha ouvido excelentes referências do meu ex-pastor sobre o meu trabalho na igreja, mas que, na igreja dele, “pastora não!”. Perguntei se ele me permitiria trabalhar e que não me importava com o título que dessem (esposa de pastor, obreira, missionária, líder, irmã voluntária ou tarefeira). Para a Glória do Senhor, fizemos um excelente trabalho naquela igreja e muito membros reconheceram o meu chamado reconhecendo-me como pastora, mesmo contra a vontade do titular. Em outra ocasião, em uma igreja bem maior, deixei de liderar uma célula na zona norte de São Paulo para assumir outra célula (futura igreja), em Mairiporã, mas sem deixar de frequentar a primeira. Eu mesma escolhi o futuro líder, um pastor. Quando dei minha opinião, solicitada por ele, a todos os membros, sobre o horário de início da célula, ele me disse: o seu marido é o supervisor das células e pode falar o que quiser, você, não! Detalhe, meu marido ainda trabalha secularmente e todo trabalho de supervisão das células era feito, basicamente, por mim. Nessa mesma igreja, o pastor titular reconhece o trabalho das pastoras – há algumas lá – mas não o título. Desde que trabalhei num site gospel, passei a utilizar como assinatura no meu E-mail: Myrian Rosário – pastora e jornalista. Colaborava no jornal da igreja e me comunicava com muitas pessoas da igreja por e-mail. 

Motivado por isso ou não, o pastor titular soltou uma circular proibindo qualquer pessoa que se apresentasse ou se intitulasse pastora, mesmo em assinatura de e-mails. Não entendi bem, mas exclui a palavra pastora da minha assinatura sem questionar. Afinal, a obra de Deus é mais importante do que esses detalhes. A ordenação feminina é um assunto polêmico. Até o Pr. Enéas Tognini já reconhece algumas pastoras como pastoras e os mais jovens continuam na Idade da Pedra. As pessoas entendem o ser pastor ou pastora como um título, um sinal de status e não como um chamado vindo da parte do Senhor, como um encargo, uma responsabilidade nessa terra. Mulheres têm capacidade para liderar no mundo corporativo, no governo, mas não na igreja. Esses dias li o comentário de um pastor que dizia que os que são contra a ordenação de pastoras deveriam recusar os dízimos das executivas, já que mulher no comando é antibíblico (ignorando as questões culturais da época em que os textos foram escritos). O Seminário Batista Nacional, em São Paulo, onde me formei, forma dezenas de mulheres todos os anos, mas na hora do juramento (compromisso), essas alunas não podem declarar que exercerão o ministério pastoral. Por incrível que pareça, me sinto muito mais acolhida entre os tradicionais do que no meio dos renovados. Sou editora-chefe do Jornal da Convenção Batista do Estado de São Paulo e, apesar dos contrários, existem muitos que aceitam o fato de eu ser pastora e jornalista melhor do que os batistas nacionais. Não tive nenhum problema com o meu pastor atual, que é da CBB que, aliás, acaba de deliberar favoravelmente sobre a ordenação de mulheres. Às vezes me sinto triste, mas tento não me deter muito a esse detalhe.

Muitas pessoas “fazem careta” quando uma mulher sobe ao púlpito pra pregar, muitos dão demonstrações explícitas de machismo, mas o Senhor é a minha força. Foi Ele quem me chamou, que tem me capacitado, me sustentado e me dado graça para pregar as boas novas da salvação aos perdidos, cuidar e ensinar os novos convertidos, levar edificação aos salvos e trabalhar na restauração de famílias. Gostaria muito que pastoras como eu recebessem o mesmo tratamento dispensado aos pastores, mas isso não altera em nada a convicção que tenho do meu chamado. Ai dos pastores se não fosse o ministério feminino nas igrejas! Os ministérios de ensino, infantil, intercessão, visitação são basicamente desenvolvidos pelas mulheres. Mulheres são líderes de departamentos, líderes de células, conselheiras, intercessoras, professoras de EBD, evangelistas, missionárias, mas o púlpito ainda é um lugar restrito às pessoas do sexo masculino. Se aceitam o nosso trabalho porque se negam a reconhecer o nosso chamado?

“Não encontro dificuldades pois atualmente minha igreja me aceita como pastora” – Pra. Rubenia Diniz Vieira de Souza Siqueira

Meu nome é Rubenia Diniz Vieira de Sousa Siqueira, tenho 46 anos e sou pastora na Igreja Batista Nacional Geração Eleita. Exerço o ministério pastoral há 10 anos, pregando, ensinando aos jovens, mulheres, ministrando a ceia entre outras atividades. Não encontro dificuldades, pois atualmente a igreja me aceita como pastora. No passado, algumas mulheres não aceitavam o meu ministério, mas hoje já não congregam conosco. Para a Glória de Deus, em minha igreja há muitos jovens e novos convertidos. Em nosso meio não existe preconceito mas no meio Batista Nacional há sim. No entanto, sinto-me bem, pois não preciso que os homens me reconheçam. O importante é que Deus me chamou e me capacitou para exercer o meu chamado. Amo ser pastora, pois amo cuidar de pessoas. Se eu pudesse mandar um recado aos pastores batistas nacionais eu diria:
Deixem de preconceitos e ouçam a voz de Deus, pois as mulheres sábias e virtuosas são instrumentos valiosos nas mãos de Deus. 

“Sinto-em desvalorizada pelo fato de ser mulher” – Pra. Maria das Dores

Meu nome é Maria das Dores Oliveira Dias, tenho 49 anos e sou pastora na Igreja Batista Tocha Acesa em Espinosa, Minas Gerais. Estou no ministério pastoral há 27 anos. Atuo em todas as áreas, só não faço batismo e nem ministro a ceia. Infelizmente sinto que ainda existe preconceito pelo fato de ser mulher – Machismo por parte dos homens que são pastores e desconfiança, ou seja, muitos deles não confiam no nosso ministério porque acham que somos frágeis e sentimentais. Não digo que o preconceito exista por parte da denominação, porque se assim eu fizesse, estaria colocando todos os líderes com a mesma postura. Acho que muitos líderes são preconceituosos, não confiam no ministério feminino. São machistas e acham que só os homens podem ser ordenados a pastores. Por isso, às vezes me sinto desvalorizada pelo fato de ser mulher. Se eu pudesse mandar um recado aos colegas, eu diria:
Amados pastores, eu, Maria das Dores Oliveira Dias, quero lhes dizer que eu amo o Senhor Jesus, como vocês amam. Reconheço que não posso viver um minuto, ou para ser mais precisa, um segundo, sem Ele, porque Ele é o fôlego da minha vida. Não posso e nem consigo imaginar a minha vida sem a presença do meu amado Espírito Santo. Por isso, acho que a mesma essência ministerial que existe e traz o ardor do seu ministério, e a coragem, e a força, e o vigor que tem dentro de vocês, que são homens, existe também dentro de mim, que sou mulher.
            Isaías 41:10.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Graça ou Desgraça



 
O diabo sabe que não precisa tirar uma pessoa da igreja para tirá-la da presença de Deus. Basta convencê-la de que qualquer esforço para manter a Salvação conquistada pela fé (não doada) é desnecessário, já que se afirma por aí que: "uma vez salvo, salvo para sempre", e que "estamos na era da graça", como se esse período fosse uma autorização para cometer todo tipo de sujeira, de imundícia.

Com isso, muitas pessoas que já haviam decidido andar pelo caminho reto, santo e desviando-se do mal, começaram a relaxar em sua espiritualidade. E acabaram, assim, voltando ao mundo de perdição, de iniquidade, arremessando de volta sua alma no inferno - e sem precisar sair da igreja!
E qual é a arma que o diabo usa a seu favor? Esse discurso maldito de que a "Salvação é pela graça de Deus", feito por alguns pregadores que têm uma vida dissoluta e que buscam aliviar sua consciência pesada gerando outros caídos como eles.

Sutilmente o diabo tem introduzido no meio evangélico a ideia de que estamos na graça e não na Lei; que qualquer pensamento de fé do Antigo Testamento foi cancelado pela "graça" de Jesus; que qualquer sacrifício pela fé é inútil por causa da "graça de Deus"; que devido à "graça de Deus" não há necessidade de "violentar" a própria vida para ser salvo.
Em outras palavras, os fariseus, saduceus evangélicos hipócritas esquecem os textos de Jesus em Mateus 11.12; 16.26, e outros, para fixar a fé na doutrina facilitada de que a Salvação é pela graça, ou seja, sem qualquer sacrifício pessoal, sem qualquer negação aos desejos da carne, em nada.

Como evitar a nossa queda?
Não misturando os vinhos; não parando para ouvir a serpente; não se distraíndo com outras propostas.
Vou ser sincero com vocês: se não houver uma programação nossa, seja de rádio ou TV, e eu precisar decidir entre um programa religioso de outro segmento ou de esporte, prefiro o esporte, ou então desligo, para blindar o maior patrimônio adquirido com Deus - minha Salvação e minha Fé!



Leia abaixo e vigie!
"O que ocorre é que alguns indivíduos se infiltraram em nossas comunidades (as Escrituras nos advertiram que isso aconteceria). Eles têm aparência de espiritualidade, mas não passam de canalhas sem escrúpulos. O objetivo deles é substituir a graça pura do nosso Deus por pura libertinagem, afastando-se de Jesus Cristo, nosso Único Mestre". Judas 1.4